sexta-feira, abril 15, 2011

Frivolidades - ou, como diria a "Rua Inclinada"*, coisas de gajo

Tive uma colega de trabalho que dizia estivesse frio ou calor, nevasse ou ou se esturricasse, só passava a usar meias a partir do 5 de Outubro e as deixava depois do 10 de Junho. Exageros, está bem de ver, mas que reflectem que isto do modo como nos vestimos não tem só que ver com o tempo (weather) mas também com o calendário.

Porque me lembrei agora de tal coisa? Bom, porque, confesso, lido mal com o facto de, neste Abril de calor extemporâneo, me cruzar na rua com gente vestida como se estivéssemos em Agosto, Julho ou coisa do género. Estão trinta graus? Claro, de ananases; mas ver gajos de "bermudas", "polos" de manga curta e "chinela no pé,  nãã, não compro. Claro que já pus os "tweeds", os "blazers" de Inverno, os fatos de flanela, as gravatas de lã, as "tattersall shirts" e, até, as calças de bombazina fora de cogitação. Mas, se já não existem os fatos de "meia-estação" do tempo do meu pai (acho ainda cheguei a ter um ou outro), ir mais além do que "fatiotas" mais ligeiras, "chinos", polos" de manga comprida, trocar, aqui e ali, os "monkstraps" de camurça por uns "loafers" mais ligeiros e as meias de lã por igual coisa de algodão é tudo aquilo a que chego. E para andar aqui na cidade não faço concessões, está bem?

2 comentários:

Vic disse...

Exagero mesmo. Esses calendários cegos são o máximo.
Também acho que as pessoas andam mesmo loucas pelo Verão.
Mas discordo de uma coisa: a Wesley ainda tem uns belos fatos meia-estação no ready to wear (embora cada vez mais me pareça que já só temos inverno e verão). E depois, há sempre o made to measure. Tecidos bons não lhes faltam.
A propósito, e se o blogger me deixar aceder ao meu painel, ainda hoje edito um post com algo a ver com o seuu

Abraço

JC disse...

Estarei atento ao seu "blog". Mas hoje em dia, como já não preciso de usar fato diariamente, já tenho dos ditos que cheguem.