quinta-feira, março 10, 2011

SLB - PSG: demasiado frenesim

Este modelo de jogo demasiado frenético e defensivamente desequilibrado do SLB, com uma defesa demasiado subida, que parece só saber funcionar em transições muito rápidas, de enorme intensidade e com dificuldades em temporizar o jogo e fazer circular a bola, quando necessário, terá quase sempre muitas dificuldades para se impor nas competições europeias. Se internamente, onde 95% das equipas são muito fracas e jogam com um bloco muito baixo, o modelo é genericamente adequado, já contra boas equipas europeias, bem equilibradas e constituídas por jogadores acima da média, o modelo, principalmente nos jogos em casa, só pontualmente poderá funcionar com eficácia.

Digamos que o modelo é a “cara” de Jorge Jesus; mas este terá rapidamente de mostrar que é competente para conseguir um justo equilíbrio, a “divina proporção”, entre uma equipa capaz de sair a jogar nessas transições muito rápidas e, quando necessário e principalmente nestes jogos, tornar-se mais matreira, fazendo circular a bola e “descansando com ela” (como agora se diz) enquanto espera a sua oportunidade.

Hoje, podia ter corrido bem pior...

5 comentários:

filhote disse...

... mas também podia ter corrido muito melhor...

Jc disse...

Como diz o modelo e a cara do treinador! Pode ser ligeiramente modificado, se jogar o aimar, pq este segura melhor a bola e tem mais cabeca a decidir as jogadas. De iqualquer forma, e este estilo de jogo que tem levado os socios atras da euipa. Ainda me lembro da equipa do fernando santos, que era muito certinha, fazia sempre tudo com calma, mas era um despero e ver jogar e nunca conseguia virar jogos, faltava-lhe velocidade e explusao. Os socios gostamm deste modelo com risco, apesar de concordar que dificilmente iremos muito longe n europa com ele

JC disse...

Basicamente de acordo. Mas não peço um retorno ao modelo do competente Fernando Santos: o modelo-base é este e grandes mudanças tornariam a equipa numa coisa "nem carne nem peixe". Aliás, tal viu-se nas hesitações da pré-época. Mas acho necessário uma mais adequada preparação específica e algum reequilíbrio na equipa para os jogos da UEFA.

Anónimo disse...

O modelo do Jesus é "one fits all"...e não serve como se tem comprovado. Por outro lado parece-me que a equipa está a atingir uma saturação de esforço fisico (são sempre os mesmos) tal como aconteceu na época passada por esta altura.

JC disse...

O modelo de jogo é, de facto, mtº desgastante e o SLB não tem substitutos à altura para alguns lugares-chave. terá, agora que o campeonato está no fim, de fazer rodar jogadores nesta prova.