quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Portugal: "ranking" da UEFA e dinheiro movimentado em transferências

Ouvem-se e lêem-se por aí, frequentemente, enormes louvores ás prestações conseguidas por equipas portuguesas de clube nas provas europeias, lutando – diz-se - com armas absolutamente desiguais, por inferiores. Não negando alguns excelentes resultados dessas equipas na última década, dos quais os mais relevantes terão sido os do FCP (vencedor da Taça UEFA e da Champions League) e SCP (finalista vencido da Taça UEFA), convém notar que, globalmente e em termos médios, Portugal ocupa na “ranking” da UEFA - aquele que define o número e forma de participação das equipas nas suas competições - o 6º lugar, exactamente o mesmo que a sua 1ª Liga ocupa quando falamos do dinheiro movimentado em transferências (compras+vendas) na época 2010/2011. Mais: mesmo se considerarmos apenas as compras, Portugal apenas recua para o 9º lugar, passando para trás da Rússia, Turquia e Ucrânia, havendo contudo que ter em atenção que o caso turco está inflacionado pelo esporádico e muito recente caso Besiktas. Aliás, Rússia e Ucrânia (7º e 8º) são mesmo os países que mais ameaçam Portugal no “ranking” da UEFA.

Conclusões? Existem, de facto, alguns bons resultados (mesmo, aqui e ali, excelentes)de equipas portuguesas nas competições europeias, mas, de um modo global e em termos médios, e se considerarmos o médio/longo prazo, as suas prestações pouco ou nada diferem do valor global dos fluxos financeiros gerados pela indústria em compras e vendas de jogadores. Embora não estejamos aqui a considerar o valor total das receitas geradas (embora esteja em crer tal não modificaria demasiado este quadro), o que temos é indicador suficiente para aconselhar alguma cautela e mais rigor aos senhores jornalistas da “bola” com os entusiasmos excessivos pelos êxitos ou com a cultura dos “pobrezinhos mas valentes”. Certo?

3 comentários:

pois disse...

Meu caro,

"Conclusões? Existem, de facto, alguns bons resultados (mesmo, aqui e ali, excelentes)"

Não será antes ali e acolá...

Cumprimentos

JC disse...

Peço desculpa, mas este "blog" não se confunde c/ o "Trio de Ataque", "O Dia Seguinte" ou qualquer programa afim.

pois disse...

Acredito meu caro, só não confirmo porque não vejo tais programas, mas confesso qeu gosto de o ler irritado com apv ou o ridiculissimo rgs.
Sinceros cumprimentos