sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Pensamentos do dia (e nem sequer muito profundos...)

  • O posicionamento central do Partido Socialista, com dois partidos colocados à sua direita e dois à sua (vamos lá...) esquerda, coloca o PS sob o chamado “efeito de tenaz” – fatal na estratégia militar, por exemplo. Mas disso pouco mais pode resultar do que uma acção de desgaste, já que o radicalismo destes últimos, se impossibilita qualquer hipótese de governo de coligação à esquerda, também torna quase praticamente inviável a queda de um governo minoritário do PS por efeito conjugado da votação de uma moção de censura. Resta apenas “bomba atómica” da dissolução, que um Presidente da República, qualquer que seja, apenas utilizará em circunstâncias extremas e seguras.
  • Se o PSD se decidir pelo voto contra no orçamento de Estado para 2012, que farão PCP e Bloco?
  • Devia o governo apresentar uma “moção de confiança”? Então o que foi a aprovação do orçamento de Estado?
  • Não sei se são os programas do tipo “Trio de Ataque” e “Dia Seguinte” que influenciam o modo como se discute futebol em Portugal se são eles próprios efeito e não causa. Recorrendo a Marx diria que existe uma relação dialética. Como o resultado é deprimente, maldita dialética!
  • Dos candidatos aos Oscares, já vi “A Rede Social” e “O Discurso do Rei”. Tenho hesitado em ver “O Cisne Negro”. Tendo em atenção o relativo desinteresse dos dois filmes já vistos, a autêntica chatice que é o primeiro deles e o facto de não gostar de bailado clássico, que querem? Que seja masoquista? Pode ser que no fim de semana me decida pelo dos irmãos Coen (“Indomável”). Ou então ao diabo os Oscares e fico mas é à espera do último da menina Coppola (“Somewhere”).

Sem comentários: