segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Depois do "derby" - breves notas despretensiosas

  • Diferença demasiado grande de orçamentos, logo de jogadores. O vencedor do campeonato será cada vez mais uma questão a dois. Em Espanha é igual.
  • Pelo seu modelo de jogo, privilegiando as transições muito rápidas, o SLB tem, nestes jogos contra equipas mais perto do seu nível, dificuldade em ter bola. Isso sobrecarrega a sua defesa, obrigando-a a cometer muitas faltas com os subsequentes cartões. Tal como no Porto, acabou a jogar com dez.
  • Boa arbitragem, se descontarmos o habitual excesso de cartões mostrados nos jogos aqui do "rectângulo". Mas, mesmo aí, o árbitro foi coerente.
  • Luisão é um jogador muito diferente de Humberto Coelho. Mas tal com acontecia com este último, ao seu lado qualquer "perna de pau" joga bem. E nem David Luiz, nem Sidnei nem Jardel são tal coisa: são todos bons jogadores.
  • Estava com medo do espaço atrás da última linha defensiva do SLB, contra jogadores rápidos como Yannick ou Matias, ou móveis como Postiga. A solução foi o "fora de jogo". Muito bem.
  • SLB foi sempre melhor equipa. Mas acabou por ter a sorte do jogo. "Audaces fortuna juvat".
  • Com estes maus resultados em período eleitoral, espero os sócios do SCP resistam à tentação do populismo. Se considerarmos o seu orçamento, a equipa está no lugar que lhe compete e a distância compatível. Não há milagres.

10 comentários:

filhote disse...

Outras notas:

1. E agora, JC? O que dizer das tais contratações? Gaitán e Salvio (não é nosso, chuif...) já nos fizeram esquecer Ramires e Dì Maria. E fazem mais golos!!!

2. Roderick também é bom jogador.

3. O Javi foi, mais uma vez, decisivo. Espero que não faça falta em Estugarda...

Viva o Benfica!!!!

JC disse...

1.Espera... mas eu sempre disse que o Gaitán era bom jogador. Estava era fora do seu lugar habitual. Mas, pelos vistos, está a adaptar-se bem. Mas gostaria de o ver no lugar do Aimar.
2. Roderick tb me parece ser bom jogador, mas estou mais a vê-lo como sucessor de Luisão.
3. Sim, Javi é o ponto de equilíbrio da equipa. Fará falta. Mas decisivo ontem foi o Roberto, com aquela defesa impossível a uma bola que daria o 1-1 e c/ o "gloriso" a jogar c/ 10.
4.Mais uma vez: desculpa não ter ido ao jantar, mas estava a ben-u-ron C/ febre ligeira.
5. Estou a passar música erudita portuguesa aqui no "blog" (já deves ter visto). O próximo será alguém que conheces bem (Branco é galinha o põe!)

Anónimo disse...

“O vencedor do campeonato será cada vez mais uma questão a dois”

Uma verdade insofismável, infelizmente.

O Sporting, graças à sua brilhante gestão dos últimos anos caminha a passos largos para se tornar uma equipa menor.

O Bovista, tendo ameaçado os grandes, depois de se sagrar campeão e quase atingir uma final europeia, acabou remetido para divisão inferior na sequência de acusações ao seu Presidente, absolvido da maior parte delas.

O Braga, tendo discutido o anterior campeonato até à última jornada e conseguido uma participação na Liga Europeia, tem agora um inusitado recorde de jogadores expulsos e grandes penalidade contra si, fenómeno este atentatório de qualquer razoável cálculo de probabilidades (se os grandes clubes se queixam tantas vezes de arbitragens o que será então dos não grandes não dispondo do mesmo poder ou voz).

O Estrela da Amadora, conhecido por um viveiro ou laboratório de ensaio de grandes promessas do futebol e que já andou pelas lides Europeias, viu recentemente decretada a respectiva liquidação Para não falar nos casos do Belenenses e do Campomaiorense.

Muitos dos clubes que permanecem na primeira Liga estão em situação económica muito difícil e sobrevivem sabe-se lá como.

Isto tudo para dizer que, ao invés de outros modelos competitivos desportivos, como a NBA ou a NFL (futebol americano), onde existe um sistema de “draft” que faculta aos clubes pior classificados prioridade na contratação dos jogadores mais promissores das ligas universitária, tendendo a um consequente equilíbrio entre todos os parceiros de um “franchising”, no modelo do futebol é o salve-se quem puder, valendo tudo incluindo a destruição de qualquer réstia de modelo competitivo ( até a Federação P.F. se arvora num Estado dentro do Estado recusando-se a cumprir as normas da República a que os demais destinatários estão obrigados).

Situação esta cujos maiores prejudicados ainda virão a ser serão os DOIS GRANDES, desprovidos de um ambiente competitivo que lhes renda força e melhor valia , situação para que muito contribuíram, não fosse um Boavista ou Braga tirar-lhes o lugar na Liga milionária ou os relegar a um vexame de pior classificação.

JR

filhote disse...

Sim, JC, aquela defesa do Roberto foi do outro mundo!

Quanto ao jantar, como já comentei no Ié-Ié, a tua ausência foi sentida... enfim, fica para a próxima... e prometo levar outra vez as guitarras!

Ah, sim? Vem aí um "Branco"? Com o quê? "Paraísos Artificiais"? "Vathek"? "Suite Alentejana"?

(a propósito, viste o filme "Mistérios de Lisboa"?...)

JC disse...

Anónimo:
O Boavista foi um caso típico de apropriação de um clube por uma "família" (em todos os sentidos) em benefício desta. Depois,foi deixado cair quando o projecto, por insustentável, deixou de servir os seus objectivos.
2.O SC Braga, pertença da respectiva câmara municipal, limitou-se este ano, c/ a participação na CL, a não aguentar o "ritmo". Teve de vender jogadores e, se este ano possa estar a ser prejudicado pelas arbitragens (não sei, não vejo os jogos), o ano passado foi grandemente beneficiado. É a vida...
3.O Estrela vivia do Bingo. Acabou-se. O Campomaiorense da família Nabeiro: tudo tem um limite. o "Belém" (conheço bem o assunto, é o clube dos meus antepassados) fez a asneira de construir um estádio megalómano e não aguentou o profissionalismo. Dificilmente tem condições para se manter como clube profissional.
4. Estou de acordo consigo quanto à introdução de um sistema que permita uma maior competitividade (draft, tecto salarial, etc). mas isso só será possível no quadro de uma Liga europeia: é o futuro

JC disse...

Filhote: o "Fandango" da "Suite Alentejana". E, estupidamente, não vi "Os Mistérios de Lisboa".

Anónimo disse...

“... um sistema que permita uma maior competitividade (draft, tecto salarial, etc). mas isso só será possível no quadro de uma Liga europeia: é o futuro"

Mais tarde ou mais cedo vai haver uma Liga profissional Europeia.
Se ao momento SLB e FCP podem legitimamente aspirar a nela figurar, já o mesmo pode não acontecer quando a primeira Liga portuguesa se encontrar pejada de "moreirenses” ou outros “enses” a rimar com Belenenses, dotados de jogadores em regime quase amador ou com salários em atraso, apostados num biscate ou carolice de fim de semana.

Neste último cenário, SLB e FCP irão travar os montantes das aquisições porque delas não necessitam, uma vez que apenas teriam utilidade real para dois jogos, o da Luz e do Dragão.

O actual “score” português no “ranking” da UEFA pode muito bem constituir um efémero canto do cisne para mais tarde recordar.

Que a Liga Europeia venha depressa, senão ….. não.

JR

JC disse...

SLB e FCP não jogariam a Liga Nacional.

Karocha disse...

JC

Que maldade dizer isso do Humberto ;-)

JC disse...

Acho não percebeu, Karocha. Disse que ao lado de jogadores da categoria de Humberto ou Luisão qualquer um joga bem. É um elogio.