segunda-feira, janeiro 10, 2011

Parabéns a dobrar, José Mourinho: o menos português dos portugueses


"Sou um admirador confesso de José Mourinho. Mais, acho que a sua importância e a da sua personalidade transcendem em muito o campo limitado do futebol, enquanto actividade profissional e mediática, e são mesmo um excelente exemplo extrapolável para outras actividades e base sólida para análises mais alargados do comportamento geral dos portugueses. Mourinho é a antítese do português médio: é rigoroso e persistente; acredita no trabalho organizado e metódico; é estudioso e perfeccionista; faz prevalecer a estratégia sobre a táctica; acredita no grupo enquanto estrutura, com um "leader" e e sub-leaders, com uma hierarquia. Cultiva a imagem e tem a arrogância de quem se reconhece com valor, face à “humildade” (muitas vezes falsa) que o português típico gosta a apregoar como sua qualidade. Tem convicções de que dificilmente abdica. Por último, alicerça o seu “carisma” na base sólida que todas estas características configuram."

Texto escrito e publicado neste "blog" em 14 de Janeiro de 2007

4 comentários:

Banda in barbar disse...

Mourinho é o político português médio: é fanático pelo futebol
e até deixava o proverbial na forca por ele

é rigoroso (gosta de mandar)e persistente;(é maníaco)

até aqui parece igual

acredita no trabalho organizado e metódico;(é Cavaquista)mas não produz mais que uns pontapés num esférico (é português.....)

ganha muito fazendo espectáculo
(é português)

é estudioso e perfeccionista
(produz muitos estudos e trabalhos sobre o impacto ambiental de uns gajos a correrem sobre a relva

e tirando ele os restantes portugueses nada ganham com isso

excepto o prestígio de o terem

ou é o próximo Oliveira Salazar
ou o presidente da república em 2016
ou o próximo rei

JC disse...

O que v. faz é jogar c/ as palavras, caro Banda... Até pode ser inventivo, mas não leva a parte alguma."Os restantes portugueses nada ganham com isso"? Vê mal o problema, desculpe que lhe diga: não é apenas o prestígio de o ter, é o exemplo e os novos padrões de profissionalismo, mentalidade e personalidade que estabelece como padrão.
Cumprimentos

pois disse...

Meu caro,

Evitando comentar Cavaco, loucuras e falências e partindo deste princípio:

http://eusouogatomaltes.blogspot.com/2010/12/azenha-o-fcp-e-o-portimonense.html

tente lá analisar isto:
a) http://jornal.publico.pt/noticia/11-01-2011/carlos-mozer-cumpriu-o-grande-proposito--de-uma-chicotada-psicologica-20991217.htm
b)
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=679120
isto, sabendo disto:
http://www.slbenfica.pt/index.asp

Muitos cumprimentos

JC disse...

Que confusão!... caro "Pois"! Claro que Mozer é um benfiquista, mas uma andorinha não faz a Primavera. Uma coisa é "semear" treinadores de forma sistemática, outra, mtº diferente, aquele que é, pelo menos até agora, um caso isolado. Aguardemos o futuro.