segunda-feira, janeiro 10, 2011

Nem sequer "jornalismo de sarjeta": apenas um vómito!

Não vou afirmar que o “dossier” que o “DN” tem vindo a apresentar sob o nome “O Verdadeiro Retrato do Estado” é jornalismo de sarjeta, pois nem sequer de investigação (muito menos “grande”) ou de jornalismo se trata. Trata-se,isso sim, e pura e simplesmente, de um vómito destinado a alimentar o ódio e a desinformação dos sectores mais pobres e ignorantes da sociedade portuguesa.

Depois de, em edições anteriores, o “DN” ter apresentado alguns gastos do Estado do género “”X em flores e Y para um concerto de Tony Carreira" sem qualquer enquadramento na actividade, projecto ou acção a que se destinavam, ou até dos benefícios, tangíveis ou não, que possam ter resultado de tais acções, atira agora com o título “Pagos 20 milhões por mês em reformas milionárias”, sem indicação suplementar informando se quem as recebe beneficiou de algum regime especial ou se se trata apenas do resultado da sua carreira contributiva e considerando reforma milionária, pasme-se!, o valor de 4 000 euros por mês. Mais ainda, acrescenta: “Pensões de políticos custam 80 milhões em 10 anos”, como se político fosse cidadão infectado por lepra ou alguma espécie de sarna medieva e, como tal, destinado a viver apartado da sociedade e sem acesso a quaisquer direitos até ao fim dos seus dias.

Poderia dizer que se trata de algo “abaixo de cão”. Mas estimo demasiado os cães para os considerar em comparações tão aviltantes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um puco "off topic" mas, ainda assim, no âmbito dos media, retribuindo algumas e boas chamadas de atenção televisivas de JC, cabe agora a este escriba chamar a atenção para o documentário anunciado hoje na RTP para as 02:14,de segunda para terça, de cuja ficha consta:

"Produzido e narrado por Leonardo Di Caprio, conta com a participação e o testemunho de dezenas de conceituados cientistas nesta luta pelo restabelecimento do equilíbrio da relação entre a humanidade e os ecossistemas. o documentário mostra os desastres naturais causados pela humanidade e mostra o que pode ser feito para reverter os problemas, entrevistando mais de 50 pessoas, como o cientista Stephen Hawking e o ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev"

Como sempre, num horário de serviço público (02:14), desta vez com a boa desculpas de exibirem imediatamente antes as "Pontes de Madison County".

Nas, não abusem dos horários públicos, por favor !

JR

JC disse...

Obrigado. A hora é que é o diabo... Só gravando.

Anónimo disse...

Qual a tiragem deste que ja foi um grande jornal e com JORNALISTAs! Ha tambemha o I o que e isto jornal I!