quinta-feira, janeiro 20, 2011

A morte de Don Kirshner e a ignorância jornalística do "Expresso"

De facto, a ignorância jornalística não tem limites. A propósito da morte de Don Kirshner (ver "post" neste "blog") o "Expresso" não só lhe chama "compositor de Elvis Presley" (não tenho ideia que Kirshner alguma vez tenha composto o que quer que fosse, muito menos nada de relevante ou para Presley) como, para justificar tal epíteto, lhe atribui a autoria de "You've Lost That Lovin' Feelin'". Duas notas:
  1. Embora Presley tenha interpretado "You've Lost That Lovin' Feelin'", pouca gente o saberá, já que o tema foi êxito retumbante, isso sim, na voz dos Righteous Brothers (editado em Dezembro de 1964 - #1 em Fevereiro de 1965), aos quais ficará para sempre ligado. Aliás, para além do "cover" de Elvis Presley existe uma lista infindável de versões, algumas bem mais conhecidas do que a de Presley.
  2. Os seus autores são Barry Mann, Cynthia Weil e Phil Spector, nomes incontornáveis da música popular, do Brill Building e da Aldon Music de Kirshner e Al Nevins, claro. Mas daí a atribuir-se a sua autoria a Kirshner...
  3. Os nomes do Brill Building indissoluvelmente ligados à carreira de Presley depois da passagem deste da SUN para a RCA são Jerry Leiber e Mike Stoller, autores de temas como "Treat Me Nice", "Baby I Don't Care", "Love Me", "Jailhouse Rock" e por aí fora.

Uma lástima, já que o "Expresso" tem obrigações.

Sem comentários: