domingo, janeiro 23, 2011

José Sócrates: um vencedor da noite

Reelege Cavaco Silva com a mais baixa percentagem e votação de sempre numa reeleição (um mal menor), derrota o Bloco de Esquerda e a sua OPA hostil sobre o PS e põe termo à carreira política de Manuel Alegre e à sua influência no interior do PS.

4 comentários:

lawrence disse...

Agora percebo melhor os discursos dos políticos que quando perdem arranjam sempre maneira de transformar isso em vitória.
Eu a pensar que o facto do apoio do PS ao Alegre ter sido o factor principal para tão fraca votação e, como tal, uma derrota para os dois....

JC disse...

Pois enganou-se, caro Lawrence. Claro que o apoio do PS a Alegre foi relativo (outra coisa não seria de esperar), mas a fraca votação de Alegre deve-se a múltiplos factores, talvez o principal sendo o posicionamento político de Alegre, pouco consensual dentro do PS e do seu eleitorado, e a sua proximidade ao BE. Claro que o PS, José Sócrates e o candidato que apoiaram perderam, mas nem tudo é assim tão simples.

Anónimo disse...

Caro JC

Se Sócrates é o vencedor da noite então os lagartos serão os vencedores do campeonato.
Todos foram vencedores, eles o dizem.
Grande vencedor terá sido a abstenção.
As análises pós-eleitorais são um pouco como os programas que falam dos jogos no dia a seguir aos mesmos (a discussão dos ses..).
Independentemente de se gostar, ou não, de Cavaco, não havia alternativa e a vitória estava garantida à partida. Essa é que é felizmente, ou infelizmente, a realidade.

Cumprimentos

JC disse...

Caro anónimo: eu não disse "o" vencedor, mas sim um dos vencedores.Faz a sua diferença. Claro que quem ganhou foi Cavaco Silva, embora c/ uma vitória um pouco pírrica, mas para dizer o óbvio não vale a pena ter um "blog".