sábado, dezembro 18, 2010

SLB: equilíbrios

O primeiro golo do Rio Ave hoje no Estádio da Luz é demonstrativo de uma das fraquezas desta equipa do SLB, questão resolvida sem problema de maior quando o adversário é o Rio Ave ou a Naval, mas bem mais complicado e comprometedor quando o “glorioso” tem de defrontar equipas de outro patamar.

Jogando com um único “pivot” defensivo e, hoje, sem extremos que equilibrem defensivamente a equipa (Gaitán e Salvio não são esse tipo de jogadores), foi Javi Garcia que, nesse lance, se viu obrigado a vir fechar na esquerda, algo que normalmente é da responsabilidade de David Luiz. Pouco rápido, como é normal acontecer num jogador do seu tipo morfológico, viu-se batido em corrida pela rapidez do extremo do Rio Ave e, quando este centra atrasado, para uma zona que deveria ser o espaço do “pivot”, Javi, que não tem o dom da ubiquidade, obviamente não estava lá, assim deixando João Tomás à vontade para fazer o golo. Felizmente que não era o Schalke...

4 comentários:

filhote disse...

Tudo bem, JC, porém, o que importa mesmo é o espectáculo de futebol de ataque que o Benfica nos ofereceu. O "time" jogou com atitude e alegria, sem medo, e goleou o adversário.

Vitória com "nota artística"!

E falávamos nós, há dias, sobre as "não-contratações"... como jogaram Sálvio e Gaitán, senhores!

O Sálvio, incansável, fez o corredor direito todo - parecia o Paneira -, e por pouco não lograva um hat-trick.

O Gaitán voltou a provar que é craque... fez miséria do lado esquerdo...

A verdade é que o Benfica rubricou das exibições mais instigantes desta época.

Viva o Benfica!!!

JC disse...

É verdade, Filhote. Mas não pode jogar assim na Liga Europa, contra o VFB Stuttgart, ou internamente contra o FCP e, até, o SCP. Tem de jogar c/ uma equipa defensivamente mais equilibrada. E, já agora, afirmei aqui por várias vezes que não duvidava da capacidade de Gaitán, mas apenas que estava - e está - a jogar fora do seu lugar, que é o de Aimar. E viva o "Glorioso"! Um dos problemas do campeonato português é este: é mtº desequilibrado, e não se pode jogar da mesma maneira c/ o Rio Ave, ou c/ o FCP ou o Schalke.

Anónimo disse...

Sem terem feito um jogo deslumbrante, fizeram um bom jogo (face ao que em acontecido esta época).
De acordo quanto ao desiquilibrio defensivo (as subidas de David Luiz causam essa situação, e Sidnei é lento a recuperar).
Salvio confirmou aquilo que pensava. Talvez a melhor contatação do "último pacote". Sem ser um extremo "de raíz" é um excelente jogador (rápido, muito bom técnicamente e com boa visão de jogo). Faz lembrar o "pequeno" Simões da época de ouro.
Não tem a velocidade do Di Maria. Mas bem enquadrado e com mais tempo de jogo...fará "estragos".

Cumprimentos

JC disse...

1. Luisão não é mais rápido que Sidnei. Não podem é pedir a este que faça de David Luiz.
2. Concordo que o "glorioso" fez um bom jogo e Salvio tb. Mas atenção: era o Rio Ave!