sexta-feira, novembro 19, 2010

História(s) da Música Popular (170)


Tony Sheridan & The Beatles - "Skinny Minnie"

Carter Lewis & The Southerners - "Skinny Minnie"

Carter & Lewis (I)

Ora vamos lá ver... Qual é coisa qual é ela que une nomes tão diferentes como Jimmy Page, The Ivy League, The Rockin’Berries, Herman’s Hermits, The Flowerpot Men, The New Vaudville Band, Brenda Lee, The Who, Jet Harris (dos Shadows), Peter & Gordon, Manfred Mann e assim sucessivamente? Se esta não é a “million dollar question”, temos de concluir não terá resposta fácil, muito menos dos concorrentes a um concurso da TV que afirmam “A Portuguesa” ter sido composta por José Afonso (eu ouvi!). É que, convenhamos, unir esta gente toda é obra digna de monta!

Mas como aqui o “Gato Maltês” gosta muito dos Ivy League e dos Rockin’ Berries, fácil foi, por aí, chegar a uma conclusão: os senhores John Carter e Ken Lewis (mais aquele do que este), ambos nascidos em plena capital das Midlands, Birmingham. E é por aqui que “História(s) da Música Popular se vai entreter durante os seus próximos capítulos.

Pois Carter e Lewis começaram por ter uma banda a que deram o seu nome (Carter Lewis - ainda sem o hífen que adoptariam mais tarde - & The Southerners), isto nos idos do início da década prodigiosa - escusado dizer qual foi! E quem eram esses tais Southerners? Bom, um deles era um tal Perry Ford (ouviremos falar dele mais tarde) e o outro... tan, tan, tan, tan... nada mais nada menos do que... Jimmy Page, esse mesmo.

E foi com Jimmy Page como parte do grupo que Carter Lewis & The Southerners gravaram os seus dois primeiros “singles”, em Junho de 63 e Março de 1964. Lamentavelmente, não tenho nem encontrei os dois temas que fazem parte do primeiro deles ("Sweet and Tender Romance"/"Who Told You?"), mas aqui está o “A” side do segundo, “Skinny Minnie”, gravado – tanto quanto sei – originalmente em 1958 por Bill Haley e do qual Tony Sheridan e os Beatles fizeram também um “cover”. E, para verem que Carter, Lewis, Ford e Page já se safavam muito bem, junto também a versão do Beatles com Tony Sheridan, salientando que a minha preferência não vai nada para esta última! Escusado dizer, claro, será para fazerem o favor de dar atenção à guitarra de Page.

Sem comentários: