sexta-feira, novembro 19, 2010

Dividendos: "malagueta no cu dos outros não arde!"

Algumas empresas (PT, Portucel, J. Martins) irão antecipar o pagamento de dividendos aos seus accionistas para evitar o agravamento de tributação no próximo ano. Agindo – como acontece - dentro da mais clara legalidade, só posso saudar tal medida, mostrando as administrações dessas empresas estarem atentas a um dos seus principais (mas atenção: não único) deveres: remunerarem os seus accionistas nas melhores condições possíveis. Aliás, neste caso quem mostrou estar pouco atento foi o governo, não acautelando devidamente os interesses que defende e tinham estado na base do previsto agravamento tributário.

Tendo dito isto, acho muito interessante a hipocrisia de muitos os que se manifestam contra a atitude das empresas em causa, como se não reagissem de modo semelhante quando entopem, com “bichas” intermináveis, as bombas de gasolina antes do próximo aumento de preço dos combustíveis – ou vão “meter gasolina” a Badajoz - ou correm a adquirir serviços ou açambarcar produtos antes do próximo aumento do IVA.

Pois... “malagueta no cu dos outros não arde”.

4 comentários:

JC filho disse...

Mas a verdade e q as empresas tb teem deveres sociais. E muitas delas tem o apoio do Estado qd precisam. Por isso, numa situacao como actual das financas publicas, n lhes ficaria nada mal manter o seu calendario de dividendos. E ilegal mudarem? Nao! E moralmente correcto? Tb n! Se eu fosse o Estado, n interviria, mas dps tb n os ajudaria qd fosse preciso. E muita ajuda do estado tem tido empresa como a pt...

JC disse...

Tb afirmei não é esse o seu único dever: nos restantes está incluída tb a sua função social. Claro que o Estado tb pode decidir não ajudar - caso tb isso lhe convenha, o que não é líquido. Estará no seu direito, tanto como as empresas de anteciparem o pagamento de dividendos.No caso actual foi o Estado que não soube precarver-se, sabendo que a moral anda normalmente arredada destas coisas.

Anónimo disse...

Caro JC

Claro que não há ilegalidade na medida (antecipação de dividendos).
Quanto aos deveres sociais...sem comentários.
A incompetência é toda do governo, que permite situações destas, não acautelando o que devia (efeitos imediatos, após anuncios das medidas do pec - nº 2, ou 3, ou 4).
Será intencional ? Talvez.
A gula é um pecado terrivel. E isto ainda vai acabar mal.
Cumprimentos

JC disse...

Estou, em certa medida, de acordo consigo: competia ao governo prever o que está a acontecer, e não o fez. Deliberadamente ou não, não faço juízos de valor. como o que pode correr mal corre mal...
Mas, como disse, gostava tb de saber quantos daqueles se gabam de fugir aos impostos e de aproveitar tudo para comprar antes dos preços aumentarem (e não os critico) são agora os 1ºs a protestar contra a atitude das empresas. Quanto à função social das mesmas, existem mtªs formas de a assumirem. O problema é que não existem mtªs, em Portugal, que a desenvolvam. Até nesse aspecto se manifesta o n/ atraso.