sexta-feira, setembro 03, 2010

Casa Pia: um julgamento isento?

Alguém, pelo menos no seu perfeito juízo e na posse de todas as suas faculdades, acha que, depois destes anos todos, da actual situação da Justiça em Portugal e do ambiente criado à volta do caso pelos “media”, existem condições para um julgamento isento, imparcial e justo (se isso realmente alguma vez existir) do “caso” Casa Pia? Alguém me diz o que aconteceria, e independentemente das responsabilidades dos arguidos e dos actos praticados, se não fosse possível fazer prova em tribunal dos crimes de que são acusados? Já agora, o que pensar de um advogado que, mesmo tendo em conta a sua especial condição no processo, acha que os arguidos, se condenados, deverão esperar na cadeia pelo trânsito em julgado da setença?


Fica a pergunta, acrescentando que acho a pedofilia um crime muito grave e não tenho quaisquer ligações ou interesses relacionados com arguidos ou vítimas.

6 comentários:

Karocha disse...

JC
Como já reparou, passam a vida nos media, advogados e juízes, a darem exemplos do direito anglo-saxónico.
Como sabe, lá já estavam presos e os recursos são com eles na cadeia.

JC disse...

Não conheço suficientemente bem o direito anglo-saxónico para concordar ou discordar de si, Karocha. Deixo para os especialista. Mas uma coisa sei: que nos países anglo-saxónicos o respeito pelos direitos, liberdades e garantias é fundamental. Mormente no que diz respeito a prender para posteriormente investigar.
Cumprimentos

Karocha disse...

JC
Conheço minimamente!
Prisão preventiva 48h, para investigar.
Segredo de justiça, só quando decide e por pouco tempo.
MP, autónomo.
Não se faz em tribunal o que vi hoje, é considerado desrespeito e, dá multa ao advogado.
E mais...

JC disse...

Exacto: prisão preventiva para investigar só por 48 horas. Acha que é o mesmo que se passa aqui, cara Karocha?

Karocha disse...

JC
Portugal é direito Romano!
Nem sabem o que lhes acontecia num País anglo-saxónico.
E os direitos das crianças?
Viu ontem na CNN o escândalo que vai na Irlanda?
O Papa nem lá vai pelo sim pelo não!

JC disse...

Estão em causa os direitos, liberdades e garantias de toda a gente, crianças e adultos. E. claro, que os criminosos devem ser condenados. Isso não está em causa. O que pode, eventualmente, estar em causa, para além desses direitos, liberdades e garantias, é a isenção dos tribunais em certas e determinadas circunstâncias. Não estou, com isto, a defender que neste caso não o tenham sido, mas a chamar a atenção para um problema real: o que aconteceria se não fosse possível produzir prova em tribunal e os arguidos fossem absolvidos?