quarta-feira, junho 02, 2010

História(s) da Música Popular (161)

Ohio Express - "Beg, Borrow and Steal"

Bubblegum (XII)

Ohio Express, estão a ver? A Wikipedia chama-lhes “recording unit”, devo dizer, denominação que nunca tinha visto ser referida e chama a atenção para o facto de não se tratar de um “grupo” ou “banda” no sentido tradicional do termo. De facto, Ohio Express era apenas um conceito, uma “unidade de negócio” criada pela Super K Productions de Jerry Kasenetz e Jeffrey Katz. Algum mal nisso? Por mim, acho que não, e tal “coisa” foi mesmo responsável mui divertidos temas e momentos bem passados. Que raio, conceitos como Ohio Express contribuíram ou não, e também, para a dessacralização da música, para a tornar em algo a que todos podiam aceder, tocando e participando? E não foi essa uma das revoluções do "rock n’ roll"? Deixemo-nos então de tretas e guardemos o nosso lado circunspecto para outras ocasiões mais propícias, se é que elas podem existir.

Bom, pois tal como o conceito que está na base do vinho Lancers se ancorou numa realidade pré-existente - o popular vinho “Faísca” - também Ohio Express tem na sua base um obscuro grupo que dava pelo nome de The Rare Breed e que tinha gravado, sem qualquer sucesso, um tema que dava – e dá – pelo nome de “Beg, Borrow and Steal”. O nome é sugestivo, e parece que algo do género se terá passado na realidade pois zangaram-se as comadres e o tema acabou re-gravado, ou re-misturado e re-editado, desta feita com o nome Ohio Express como intérprete. Uff, tanta trabalheira para coisa tão ligeirinha...

Isto aconteceu em Agosto de 1967 e “Beg, Borrow and Steal” passou a ser considerada a primeira gravação atribuível à tal “unidade de negócio” que passou a ser conhecida a partir daí como Ohio Express. Ou seja, “o artista agora conhecido como..." Bom, mas agora mais a sério oiçam lá e respondam-me se não ouviram já este som de “garage band” em algum lado? E o “riff”? Claro, é tão fácil que nem vale a pena darem-se ao trabalho: Kingsmen (“Louie, Louie”) e os fantásticos Kinks de “You Really Got Me”. Ou será de "All Day And All Of The Night"? Valeu?

Sem comentários: