sexta-feira, maio 14, 2010

IVA, "pobrezinhos" e demagogia...

A demagogia é como o inferno: por vezes faz caminho transmitida por quem parece estar cheio de boas intenções. Por vezes está mesmo, apenas, na sua incapacidade ou falta de hábito de pensar, toldando-lhes o raciocínio.

Depois de ter visto repetido mil vezes em telejornais e afins, por estupidez, ignorância ou ambos, que seria mais justo manter os níveis do IVA dos bens de primeira necessidade como medida de justiça social (e lá vem sempre a história do leite e do pão a apelar ao sentimento...), foi preciso ouvir, quando já desesperava, Miguel Beleza declarar na SIC Notícias, em defesa da medida agora adoptada, que os problemas das famílias mais necessitadas não se resolvem com um IVA reduzido, financiando indiferentemente ricos e pobres, mas com transferências sociais destinadas a aumentar o rendimento disponível dessas mesmas famílias.

Fazendo contas, seria bem mais justo e mais favorável para o Estado subir a taxa do IVA desses produtos para os normais 21% e compensar, pela diferença, as famílias de mais baixos rendimentos.

Sem comentários: