segunda-feira, maio 17, 2010

"Into the Storm"

Uma certa desilusão com “Into the Storm”, a crónica ficcionada da vida de Churchill nos tempos da WWII que a Sony TV exibiu ontem. Uma narrativa demasiado fraccionada, focada em “clichés”, com saltos temporais demasiado bruscos e sem tempo para se deter numa construção mais estruturada das personagens que, no fundo, se reduzem apenas a breves esboços de Winston Churchill e sua mulher, Clementine. Penso que o tema, Winston Churchill e a Inglaterra desse período mereceriam uma série de dez ou doze episódios que bem permitiria ir um pouco mais longe e eliminar os defeitos apontados.

Quanto ao resto, Brendan Gleeson compõe um Churchill dentro do tom esperado, pelo menos para os não-britânicos, e fica-nos apenas um vislumbre da excelente actriz que é Janet McTeer, algo bem patente em “Portrait of a Marriage”, uma das minhas séries de culto e que por aqui já tive oportunidade de passar na íntegra.

Fiquei com vontade de rever “The Gathering Storm” (2002) - que me pareceu bem melhor - a crónica do casal Churchill nos anos pré-WWII, que passou aqui há uns anos na TV (não me lembro em que canal), com dois ícones do teatro e cinema britânicos: Albert Finney e Vanessa Redgrave

Sem comentários: