quarta-feira, maio 26, 2010

Carlos Queiroz: importa-se de não dizer disparates?

Confesso que o meu interesse pela selecção nacional de futebol não é muito e que prefiro os Europeus aos Mundiais. Em relação á selecção, por ora apenas digo que, em termos individuais (o que vale o que vale), este grupo de jogadores portugueses é inferior ao dos últimos dez anos (sim, mesmo ao do campeonato Coreia/Japão), talvez só comparável ao europeu de 1996. Mas deixo um conselho a Carlos Queiroz: pare de dizer disparates como “agora é que o estágio vai começar” e outros dislates do mesmo género. É que não abonam nada em favor da sua inteligência e, com a sua experiência – que a tem -, bem pode substituir tais “boutades” por algo um pouco mais consistente e motivador. O quê? Por exemplo, que a Itália (bem sei que no tempo dos dois pontos por vitória) já passou “à rasca”, com três empates, a fase de grupos e foi campeã do mundo, que a Dinamarca passou de repescada a campeã europeia ou que equipas que começam por encantar acabam normalmente nos oitavos ou quartos de final. Talvez assim, e não com o ar "lost in translation" que tem aparentado, consiga motivar melhor os jogadores e ganhar mais eficazmente entre os portugueses o benefício da dúvida.

12 comentários:

Anónimo disse...

O homem (um tal de Carlos Queiróz) anda com ataques de idiotice aguda há longo tempo. Lembram-se que foi ele que disse (quando da sua primeira passagem pela selecção nacional)..."é preciso correr com a porcaria, da fpf" (não me recordo das palavras exactas mas seriam estas, a palavra porcaria ficou-me na memória. O dito cujo CQ ficou desde então conhecido como "o porcaria". Um título que lhe assenta como uma luva. Não lhe ensinaram que estar calado (para não dizer dislates e disparates) vale ouro. Para arrogante basta o Moirinho que pelo menos tem estatuto para o ser (os resultados estão à vista).
De facto talvez venhamos a ganhar o troféu da porcaria com o sr. porcaria.
Cumprimentos

gin-tonic disse...

Já mais de uma vez por aqui fui dizendo que não gosto do homem.
JC: ele não pode dizer coisas inteligentes porque para isso é necessário ter cérebro.
Já não falando nessa não classificação referida no comentário anterior, dizer apenas: não conseguiu ser campeão nacional quando o Sporting tinha a melhor equipa de futebol dos últimos 3o anos (Figo, Balakov, Paulo Sousa etc.), sim o dos célebres 3-6 em Alvalade.
Na selecção da África do Sul mandaram-no dar lustro ao cágado, no Real Madrid foi que se viu, no Manchester era apenas o executante do que Fergusson queria que ele fizesse enquanto ia saborear um "scotch".
Volta a ser seleccionador da porcaria da Federação Madail de Futebol.
Custa um balurdio. Até agora só fez disparates, só tem dito disparates.
Nem o Marrazes o queria para treinar a equipa...
E não voltarei a falar do personagem...

JC disse...

Só o teu comentário bem disposto me faria rir hoje! Obrigado.

Anónimo disse...

O que me surpreende é que ainda ouvem estes gajos da bola. Não têm mais nada para fazer?

António

JC disse...

Caro António: como pode comprovar pela leitura do "blog", faço e penso, felizmente, em bastantes mais coisas. Mas tb não tenho quaisquer complexos face ao futebol que me impeçam de discutir tal tema.

Anónimo disse...

Um conselho "pro bono" para a FPF :

1- Não renovar o contrato com o dito CQ e, em caso de resistência deste, retribuam o mesmo mimo com que este tratou a FPF no passado ou, em alternativa, uma "promoção" para os sub 19.

2- O próximo seleccionador, deve apresentar um "curriculum vitae" incontestável e bem sucedido em competições nacionais ou, melhor ainda, internacionais.

3- A título de mera formalidade, um teste de QI e uma prova de expressão oral, despistando a falta de mínimos obrigatórios (acima do nível CQ - padrão mínimo)

4-Nacionais que cumprem os requisitos temos Mourinho, Jorge Jesus, Jesualdo, Humberto Coelho e Manuel José.

5- No impedimento dos nacionais, convirá não esquecer que a selecção lusa elevou bem alto o seu nível com técnicos brasileiros (v. g. Otto Glória e Scolari )

6-Além dos nacionais e dos brasileiros, há toda uma panóplia de italianos, holandeses, espanhóis, etc., que excedem, e muito, o padrão CQ, padrão este que até as selecções africanas e asiáticas superam, a começar com a Costa do Marfim.

7- Se a FPF prevaricar renovando com CQ, fazendo assim jus ao princípio de Peter, deve a sua direcção demitir-se por notória incompetência e gestão danosa.


JR

JC disse...

1 e 2: Calma. Aguardemos pelos resultados.
4.Que relação existe entre os nomes que indica? Nenhuma. Mourinho nunca virá (nos tempos + próximos). Manuel José nunca esteve, com sucesso, no "grande futebol". Humberto tem estado afastado desse mesmo "grande futebol". Jesualdo, depois de ter assumido "as dores" de P. da Costa ficou demasiado conotado.
5. Não conheço, actualmente, nenhum grande treinador brasileiro. Sim, sei que treinar uma selecção á algo mtº específico. mas mesmo assim...

Anónimo disse...

Caro JC

O que há de comum entre os nacionais citados é a circunstância de todos eles contarem com um historial de SUCESSO A NÍVEL COMPETITIVO, patenteado por títulos de campeonatos nacionais ou além-fronteiras e, no caso de Humberto Coelho, uma não menos estimável meia-final de um Europeu( Manuel José é campeão do Egipto e da taça dos campeões africanos).

Ao invés, Carlos Queiroz só conhece fracassos por todo o lado onde andou, excepto com os juniores ou como adjunto de Ferguson. Um treinador, mesmo sofrível, só aceita ser adjunto de alguém se reconhecer a sua incapacidade para se firmar. Pergunto que clube actual aceitaria CQ como treinador principal ?
Deve ser caso único no mundo, um treinador de uma equipa da grandeza do Real Madrid promovido a adjunto de um outro clube.

Depois de ter visto os jogos em casa com a Dinamarca, Suécia, Albânia e Cabo Verde fiquei esclarecido sobre CQ.
A primeira vez que orientou a selecção portuguesa, recheada valores que acabariam individualmente por figurar na história do futebol português, sequer logrou qualificar-se, culpando a federação que nele apostou.Se agora não se qualificar para os oitavos de final também vai ter uma boa desculpa, a exemplo daquela que deu para o empate com Cabo Verde.
Agora é que é a sério !

Cumprimentos
JR

Queirosiano disse...

Sem querer deitar mais achas para a fogueira, recordo uma entrevista que o Roy Keane deu no momento de sair do Manchester United (quer-me parecer que à própria estação de TV do ManU) em que, a respeito do Queirós, se limitou a dizer que era "a waste of space". Mesmo descontando o conhecido mau feitio do Roy Keane, elucidativo.

JC disse...

Várias vezes foquei neste "blogue" a questão Queiroz e o equívoco que está por detrás dos títulos de sub20. No entanto, não tenho uma posição demasiado radical, contra ou a favor, assim como sempre reconheci os positivos e negs. de Scolari. Acho que o seu perfil (de CQ) seria mais o de um director técnico da FPF, mas tb acho a selecção e o país teriam de passar por esta fase como derradeiro teste a Queiroz. Veremos...

Rui Baptista disse...

Neste mar de "elogios" a Carlos Queiroz, ocorre-me um pensamento de António Vieira: "Quando se olha com simpatia para o rato preto até o rato preto nos parece branco; quando se olha com antipatia para o cisne branco, até o cisne branco nos parece preto".

A minha defesa pública (em artigos dd jornais, etc.) de Carlos Queiroz, reporta-se à época em que ele foi nomeado seleccionador nacional pela FPF para o recente Campeonato Mundial de Futebol.

A este rewpeito, apresento uma opinião insuspeita, e abalizada, de Joseph Blatter, ao tempo secretário-geral da FIFA:"Carlos Queiroz e os seus jogadores praticam o verdadeiro...futebol do futuro" (Entrevista ao jornal "A Bola", 23 de Junho de 91).

Figo, Paulo de Sousa, Rui Costa, etc., bem o demonstraram!

Rui Baptista disse...

Rectificação:
1.ª linha, 2.º §: dd, rectifico para de.
1.ª linha, 3.º §: rewspeito, rectifico para respeito.