quarta-feira, abril 28, 2010

Que grande lição de táctica!

Dizia-me um outro dia o meu filho, referindo-se ao “Barça”, que “jogam assim desde que nasceram e não sabem jogar de outra maneira”. Nada mais verdadeiro: quando alguém lhes mete um “pauzinho na engrenagem”, como o fizeram o Chelsea de Guus Hiddink o ano passado e o Inter de José Mourinho este ano, jogando da única maneira possível para quem lhes quer ganhar, ficam como um matemático principiante perante o último teorema de Fermat. Contra o Chelsea tiveram por si uma arbitragem que faria corar de vergonha aquele senhor árbitro português cuja principal qualidade era o modo como fugia a correr à frente dos jogadores do FCP quando ousava marcar uma falta a favor da equipa contrária; hoje, mesmo contra 10 em 2/3 do tempo de jogo, soçobraram perante uma equipa que deu em campo a maior lição de rigor e concentração defensivas a que me lembro de ter assistido desde que com um ano e tal de idade frequentava com o meu pai o antigo Campo das Salésias.

É feio? Mourinho trouxe o “double decker”? Bom, feio é perder ou ganhar com batota, e saber defender como o Inter o fez só valoriza a excepcional categoria de um treinador e o modo como sabe preparar uma equipa. Parabéns, pois, José Mourinho! E que grande lição de táctica!

4 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente, feio é ganhar com batota como o Benfica este ano e o célebre caso do tunel. Isso é que é feio!

Anónimo disse...

Boa táctica sim. A do autocarro em frente da baliza. A mesma que é usada por equipas como a Naval. A única diferença está na qualidade dos jogadores (do Inter claro, que não falham). O Barça não aproveitou uma ou duas oportunidades que poderia ter para em rapidez lançar contra-ataque, não remata (e não tem rematadores) de meia distância. Como espectáculo foi bastante mau. Nada disto tira o mérito do Moirinho.
Quanto ao ganhar com batota...o exemplo FêCêPê é um must da batota e compadrios fora de campo.

pois disse...

JC,
Não quero ser sempre o chatinho, mas por acaso tem ideia de como foi o jogo do Barça com o Chelsea na época passada. Deixe não aperte consigo que está a poupar todas as energias (e discernimento) para festejar a LT. Mais uma vez não vai conseguir, concerteza lembrar - do memso modo que o faz relativamente ao arbitro que corria - dos arbitros que consecutivamente viraram a cara (como c/ Nacional, Académica, Braga, Olhanense, Guimarães, Sporting) e ainda agora com tudo decidido novamente c/ Académica e Olhanense em que a Maxi são de novo perdoadas agressões tão nitidas como desnecessárias. Mas está tudo bem quando esse é o nosso interesse.
Mourinho é sem duvida o Campeão da Táctica (ou vice Campeão porque o campeão já se auto intitulou o seu JJ) mas o Barça e Guardiola foram uma desilusão. Vendo o Inter c/ 10 e conhecendo o Mr. Mou em vez de encostar nas linhas e abrir o jogo insistiram e continuaram a insistir em jogar (e tentar entrar) pelo meio onde estavam plantados quase todos os interistas. E acabaram por lhes ver retirado um penalty (de Muntari).

JC disse...

Caro anónimo: se vê o Barça c/ frequência já deve ter reparado que o seu modelo de jogo não se baseia no contra-ataque e nas transições rápidas. ontem não aproveitou para o fazer pura e simplesmente porque... não está para isso vocacionado e, por isso, não o consegue fazer c/ fluência.
Meu caro leitor "pois". idem, idem. o modelo de jogo do Barça (o tal tiki-taki) não contempla, por sistema, grande incidência no jogo exterior c/ centros para a área. A equipa "sente-se mal" a jogar dessa forma. por isso mesmo, "Ibra" parece ser um jogador contra-natura na equipa.Mais: o Barça aproveita mtº mal as bolas paradas, principalmente os cantos. Contra equipas a jogar mtº fechadas, seria essencial um seu melhor aproveitamento.