domingo, abril 25, 2010

O discurso de Aguiar Branco: vem aí a política?

Que ressalta dos discursos do 25 de Abril? Sem dúvida, o de Aguiar Branco. Por citar Lénine, parafrasear Sérgio Godinho, usar cravo na lapela e, assim, se apropriar de alguma iconografia tradicionalmente identificadora da esquerda? Sim, mas isso foi apenas um meio – inteligente, diga-se - para atingir um fim: dar notoriedade a um discurso que terá sido o primeiro manifesto claramente liberal (ou neo-liberal, se quiserem) proferido na Assembleia da República, marcar o novo território político por onde se movimentará a nova direcção do PSD e demonstrar que, para o novo PSD, a tradicional dicotomia entre o carácter “progressista”, “avançado”, atribuído normalmente à esquerda e “conservador” ou “reaccionário” à direita pode vir, em algumas áreas, a sofrer a contestação do partido dirigido por Passos Coelho.
Finalmente, vem mesmo aí a política?

4 comentários:

pois disse...

Caro JC,
Aguiar Branco já demosntrou que, desde a aniquilar Rangel em debates ou a tranformar-se em extremo esquerdista, tudo consegue.
É polivalente como Rubem Amorim.

mariahenriques disse...

Esta coisa de se querer o poder sem ter ideias costuma dar neste tipo de discursos , este é mais do mesmo mas com mais música ;)

estória de um discurso sem espírito:o discurso do aguiar branco se fosse para ser levado a sério. http://bit.ly/8XfFVd

JC disse...

Bom... Não estando a defender Aguiar Branco ou a identificar-me c/ as suas ideias - e sendo AB pior do que Ruben Amorim!... - acho estão a menosprezá-lo e ao respectivo discurso, que, como digo no "post" foi tudo menos oco ou "naif", tentando abrir a porta e marcar território para uma direita "pós-moderna", digamos assim. Em certa medida, a direcção de Passos Coelho está a tentar ser para a dtª algo de semelhante ao que o BE foi para a esquerda. Se o consegue ou não é outra conversa.
Cumprimentos

pois disse...

JC,
Vai desculpar-me mas agora não concordo nada: 1) o BE através de uma cresente insatisfação; de uma imagem jovem e bem aceite entre a juventude; palavras de ordem que a todos agradam e principalmente pela inexistencia de qualquer hipotese de acederem ao poder (eles é que e eliminar liminarmente) o que lhes permite o alargar do discurso conseguiram captar e preencher uma esquerda não correspondida até ao momento(os que não são comunistas nem se revêm no PS) 2) Já AB (creio que em plena interligação com a direcção) está a deixar PPC para um posicionamento de direita no partido tentando captar os desgostosos caídos no PP, para piscar ele o olho aos SD (não SUPER DRAGÕES) também desgostosos e desanimados e estes caídos no PS. Em todas as frentes dentro e fora das 4 linhas!!!