sexta-feira, abril 09, 2010

Liverpool - SLB: tão normal como a selecção portuguesa perder com a Alemanha, a França ou a Itália

Claro que Jorge Jesus podia ter dado a titularidade a Quim, mas não nos esqueçamos que a sua saída em falso no jogo contra o S.C. Braga só não custou ao SLB a vitória porque a execução técnica do jogador adversário se revelou ainda mais medíocre. Claro que podia ter jogado com a defesa habitual, mas as demasiadas perdas de bola de David Luiz nas suas saídas para o ataque e as jogadas adversárias a que elas dão origem perdoam-se a nível interno, mas são fatais a nível do grande futebol. Claro que a fragilidade física de Aimar é bem disfarçada pela sua inteligência de jogo nos jogos contra o Paços de Ferreira ou o Leixões, mas hoje o jogo era contra o Liverpool, não era? E que dizer da lentidão de Cardozo (como no andebol, não poderia entrar só para as bolas paradas?), da sua ausência de pé direito e das suas deficiências técnicas no jogo aéreo? Do outro lado estava Fernando Torres, não era?

Pois é, já na Luz a coisa só se compôs por via de uma expulsão exagerada e agora, situação agravada por menos um dia de recuperação, ficou bem patente a diferença de ritmo, de consistência, de velocidade, de rigor e de poder físico-atlético entre uma equipa que disputa e Premiership para ser campeã e outra que é líder da liga portuguesa. Mas em 2006 ganhou-se, não foi? Claro, quando se joga com as linhas muito recuadas, em bloco baixo, e se tem na frente jogadores como Fabrizio Miccoli e o Simão dos bons tempos a coisa às vezes até resulta, tal como o Paços de Ferreira ou o Leixões por vezes podem vir ganhar à “catedral”. O problema é quando o “modelo” obriga a jogar no campo todo... Mas, como tudo tem duas faces, talvez seja também esse o motivo porque a equipa de Koeman não foi campeã e a de Jorge Jesus está a um passo de o ser. Oxalá...

Perdeu-se com o Liverpool, pois claro. E depois? Tão natural como a selecção portuguesa perder com a Alemanha, a Itália ou a França. Admiração é quando se consegue ganhar!...

PS. Já agora, um pouco menos de espalhafato de Jorge Jesus no “banco” também não se coadunaria melhor com o “posicionamento” de um clube como o SLB?

6 comentários:

Anónimo disse...

O Jorge Jesus é uma besta!

Anónimo disse...

Uma análise correcta.
O erro de Jesus foi apenas, e tão só, aplicar um modelo que com aquela rapaziada (leia-se Liverpool) não funciona.
Cada contra-ataque um golo. E depois os mesmos estão já muito cansados, há lá outros bons (Airton vai dar que falar). E claro o Sá da Viola continua a fazer muita falta. E sobre o Cardozo...quem o quer comprar ? Não domina uma bola, não faz um passe de geito...

JC disse...

Mas é o modelo de jogo do SLB, o que funciona melhor para 95% dos jogos que o SLB tem de disputar. Nunca o poderia mudar paenas para um jogo. Tentou fazer alguns ajustamentos de jogadores, mantendo o modelo (David Luiz a lateral), mas dificilmente isso seria suficiente para colmatar as diferenças de ritmo, intensidade de jogo e, vá lá, de categoria da alguns jogadores (Torres, Kuyt, Reina e, até, Leiva e Mascherano)

pois disse...

JC,
O seu post "O FCP e os seus objectivos no campeonato: estratégia e táctica" pelo ridiculo fez com que ponderasse deixar de comentar qualquer dos seus posts. Vou abrir uma excepção, para lhe reconhecer que admirei a sensatez deste. E acrescentar-lhe que é pelo que disse que não conseguimos (PORTISTAS) entender a falácia da euforia que está a ser vendida pela máquina de propaganda ao serviço do slb. Não esqueça a época que o Liverpool está a fazer este ano, equiparada talvez a um scp. Tal como acho que a vitória que conseguiu na carlsberg cup pouco poderá aferir no que toca a comparar qualidade e performance do slb/PORTO, e por culpa exclusiva do PORTO que se apresentou muito abaixo do seu real valor (desorganização, desnorte, lesões e azar), também acho que como disse "Perdeu-se com o Liverpool, pois claro. E depois? Tão natural" então para quê tanto Bombardeamento.
Na minha opinião JJ falhou redondamente mas é-me muito fácil dizer isto no fim do jogo.
Quanto ao espalhafato que faz (e que acho que até incentiva os jogadores a fazer - já falamos sobre isso) Inácio identificou-o muito bem, acredita quem quiser.
Um abraço e não me desiluda nova/

JC disse...

cito: "E acrescentar-lhe que é pelo que disse que não conseguimos (PORTISTAS) entender a falácia da euforia que está a ser vendida pela máquina de propaganda ao serviço do slb".
Oh, meu caro, tenha a noção: são 11 pontos de avanço s/ o FCP, vitória de 1-0 na 1ª volta (c/ a equipa mtº desfalcada nesse jogo)e por 3-0 na Taça da Liga. Claro que a imprensa desportiva em Portugal exagera sempre nos louvores e está sempre disposta a dar uma ajuda a quem "precisa", mas isso pouco ou nada varia com os clubes em causa. Quer lembrar-se do modo como essa mesma imprensa ajudou a "vender" Quaresma, por exemplo, ou da importância que dá a um jogador vistoso, mas sem classe, como Hulk? Ou dos elogios excessivos a M. Veloso e Moutinho? (antes que diga; tb a alguns jogadores do meu clube)Não vamos por aí...
E quanto ao Liverpool... De facto, está a fazer uma época sofrível, mas tem grandes jogadores e é uma equipa que joga sempre para ser campeã no campeonato mais competitivo do mundo. A analogia c/ a época do seu FCP, salvaguardadas as devidas distâncias, é aqui bem evidente.
Por fim... Ainda está por provar se JJ é ou não um grande treinador.É mtº fácil glorificar um treinador quando ganha e vilipendiá-lo quando perde, sem ter em conta mtºs outros factores. Mas, como se depreende do meus "post", não lhe atribuo especiais responsabilidades na derrota de ontem, tanto como, tendo virtudes inegáveis na boa época do SLB, não entro, pelo menos para já, em glorificações extemporâneas. Certo?
Cumprimentos

pois disse...

JC,
Antes do mais quero dizer-lhe que contas são contas e pontos são pontos. E quanto a pontos recordo-lhe que não há muito tempo o PORTO foi campeão, deixou o slb a mais de 15 pontos (e a vitória só valia 2 pontos - com Ivic). Quanto à vitória da 1.ª mão recorde-se da jogada que advém de um fora de jogo que até o stevie wonder conseguia visualizar (e digo-lhe que deve ter sido dos piores jogos que o seu slb fez esta época). Na carlsberg cup, já lhe disse o que pensava.
Quanto à comunicação social especialmente "o esférco" "http://portistaforever.blogspot.com/2010/04/capas-de-3-de-abril-de-2010.html", se quiser visite e observe a 1.º página ap+os o scp vencer por 5-0 e o braga ter defrontado o vitória e diga lá qualquer coisa; Quanto a Hulk entendo o jeito que dá tal opinião, mas não concordo com ela e mais uma vez os numeros provam-no e vão prová-lo.
O liverpool, apenas o que lhe digo é que já não é campeão desde 89/90 (20 anos). Não digo se é boa ou má equipe, apenas constato um facto.
JJ não é um grande treinador, pode vir a sê-lo mas não é, convenhamos.