terça-feira, abril 06, 2010

O FCP e os seus objectivos no campeonato: estratégia e táctica

Depois da desastrada arbitragem de Artur Soares Dias no S. C. Braga - V. Guimarães da passada sexta-feira, tenho visto por aí escrito que o interesse do FCP, talvez tentando alijar uma responsabilidade por tal arbitragem que ninguém, directamente, lhe atribuiu (quem tem má consciência...), reside, antes de mais, na perda de pontos pelo S. C. Braga, para que o clube possa aceder a um lugar (2º) que lhe permita disputar o acesso à Champions League. Não será bem assim. Esse é um objectivo apenas táctico, que lhe permitirá arrecadar receitas que têm sido habituais nos últimos anos, ser mais atractivo para possíveis contratações e ter uma “montra” que lhe permita realizar mais-valias com a venda de alguns activos. O objectivo estratégico do FCP (e as estratégia prevalece sempre sobre a táctica) é, até ao limite do possível, evitar que o SLB seja campeão, colocando assim em causa a estratégia seguida por este, os investimentos realizados e evitando que um possível título possa ser início de um período consistente de domínio no futebol português. Obviamente que isto passa, para já, pela possibilidade do S. C. Braga, um claro aliado do clube de Pinto da Costa, conseguir ir mantendo a pressão sobre o SLB. Por favor, ninguém é assim tão estúpido!

Post Scriptum - Um dia mau toda a gente tem e já vi o meu “glorioso” ser por vezes goleado. Mas ouvir e ler alguém como Bruno Prata, defensor dos interesses da SAD do FCP na comunicação social, dizer, depois da incompetência demonstrada por Soares Dias, ser este uma das grandes esperanças da arbitragem portuguesa, dá pelo menos para desconfiar e valer a pena estar atento ao que possa vir a acontecer no futuro.

6 comentários:

Blogger disse...

Há árbitros que tinham azia e não deixaram de ser altos vultos da arbitragem nacional

Blogger disse...

Nem sempre o fumo significa que haja fogo

JC disse...

Pois não. Exactamente por isso não faço afirmações peremptórias e digo apenas que é bom estar atento e ver o que acontece no futuro.
Cumprimentos

Blogger disse...

Estas teorias da conspiração ...

Será que alguém acredita que os interesses do FCP passariam, nesta altura, pela vitória do Braga (que cada vez é mais utópica) correndo assim o risco (cada vez mais real) de não ir à liga dos campeões

Blogger disse...

Voltando às teorias da conspiração ...

Como explicar ?

a) o empate (quase derrota) do FCP contra o Olhanense

b) a supremacia do Braga em relação ao seu aliado FCP

c) o insucesso de Carlos Azelha (e a substituição por um treinador com um passado sportinguista)

d) os castigos a Hulk e Vandinho

JC disse...

Se ler bem, claro "Blogger", verá que eu próprio não faço qualquer ligação entre a péssima arbitragem de Braga e o FCP. Antes pelo contrário: afirmo que não vi ninguém fazê-lo. Aproveito apenas o facto de essa arbitragem ter gerado alguns comentários s/ os interesses do FCP neste campeonato para equacionar as questões tácticas e estratégicas do FCP. E aí não mudo uma vírgula.
Quanto ao resto (Hulk, etc) não perco mais tempo c/ isso.