sábado, abril 03, 2010

Boorman na RTP2

"Deliverance", de John Boorman (1972)
Para variar dos “Quo Vadis” e “Ben-Hur”, ou melhor, para ajudar cuidadosamente a evitá-los embora aquela cena com um vitelo esquelético na arena como se fora toiro bravo seja suficiente para rever o primeiro e rir como se terá rido Salvação Barreto, feito “stunt”, perante tal coisa, recomendo hoje John Boorman na RTP2. Enfim, parte dele, pelo menos, já que, como “Excalibur é um pouco “ame-o ou deixe-o” e eu sou dos que o deixa, recomendar mesmo, recomendo “Deliverance”, um dos meus filmes de culto e que revejo vezes sem conta. Não direi seja o meu “Johnny Guitar”, mas...

Aliás, faça o seguinte: veja “Deliverance” e, depois, veja ou reveja “Apocalypse Now” (Coppola) e “Southern Comfort” (Walter Hill), aquilo a que costumo chamar a minha trilogia de filmes “up the river” - embora no último caso o rio seja metafórico.

É à uma da manhã? De facto; mas se fosse um pouco mais cedo até poderia ter outras coisas para fazer e estamos na “Quaresma”...

2 comentários:

Rato disse...

Nunca vi nem ouvi falar do "Southern Comfort". Pelo acasalamento feito com o "Deliverance" ou o "Apocalypse Now" presumo que será uma falha grave da minha parte. Ou não?

JC disse...

Lamento dizer-te que sim, Rato, já que te considero um cinéfilo até mais atento e conhecedor do que eu. Em português chama-se "Estado de Guerra" e nada tem a ver com "The Hurt Locker". Deves consegui-lo (acho) no Blockbuster. http://www.imdb.com/title/tt0083111/