quinta-feira, fevereiro 04, 2010

SLB 2009/2010: até agora, um percurso sem mancha

Na época de 2004/05, o Sport Lisboa e Benfica jogava um futebol sofrível e cometeu o erro de ter jogado um jogo decisivo com o Estoril-Praia no Estádio Algarve, em vez de o ter feito no Coimbra da Mota, algo que manchou irremediavelmente o título conquistado e permitiu aos seus adversários lançar sobre o modo como tal objectivo foi alcançado admissíveis suspeitas. Quer se queira quer não, esse jogou manchou o título e tirou-lhe algum sabor. A mim, benfiquista, tirou.

Esta época, o SLB tem jogado consistentemente o futebol mais atractivo do campeonato (não sei se o mais eficiente para ganhar títulos, mas sem dúvida mais brilhante) e tem boas hipóteses de chegar ao título sem que me pareça alguma sombra de legitimidade possa ser lançada sobre a justiça da actual classificação. Pelo menos por quem não tem do futebol uma visão doentia dedicando-se diariamente a analisar foras-de-jogo milimétricos, "penalties" difíceis de decidir ao fim de uma dúzia de visionamentos em câmara lenta ou teorias da conspiração de túneis, conselhos de disciplina e assim sucessivamente. Gostaria de estar enganado, mas parece-me que, perante o cenário traçado, os aliados tradicionais (S.C. Braga) ou circunstanciais (SCP) do FCP, começam já a tentar lançar por aí suspeitas sobre a legitimidade de um hipotético título a ser conquistado pelo meu “glorioso”. Espero que o meu clube, com uma qualquer atitude menos própria ou irreflectida, não venha a ceder a facilidades e a cair na “esparrela”.

10 comentários:

rama disse...

O Estoril ganhou muito dinheiro nesse jogo e até se exibiram em bom nível. Não podemos ligar a tudo o que os "outros" dizem. Quando era mais novo irritava-me a arrogância do fc-porto (estilo João Pinto) hoje em dia acho que há muitos benfiquistas que apanharam esse virus. Gostava de ver mais jogadores portugueses na equipa.

Anónimo disse...

Este é o ano do glorioso.
No estado em que o país se encontra, é o único motor que poderá trazer alegria aos portugueses (o slb é um clube de âmbito nacional). Tenhamos fé...em Jesus.

JC disse...

Pois, tudo isso será verdade. Mas demos sempre azo a que ficasse a "tal" dúvida...

JC filho disse...

Acho que o SLB deve adoptar a teoria de deixa-os ladrar! Até digo mais, esta história de recorrer do castigo do Javi Garcia acho que foi mal pensada. Deviamos mostrar que somos diferentes! Em relação aos túneis e afins, toda a gente viu o que se passou, só não viu quem não quer e contra os que não querem ver, não há nada que o SLB possa fazer.

Jack Kerouac disse...

Incrível para mim é terem passado tantas vezes a ideia de que o jogo com o Estoril no Algarve beneficiou o Benfica, que até Benfiquistas já o aceitam como duvidoso. Rara é a época em que um clube pequeno não faz coisas dessas, o Benfica já jogou com o Setúbal no Dragão, o Estrela recebeu o Porto na Luz, o Espinho recebia os Grandes na Maia...para mim mais grave foi por exemplo o Sporting ter pago ao Pampilhosa da Serra para antecipar um jogo da taça para poder usar o Liedson contra o Benfica, limpando um castigo. E isso não é uma suspeita, é um facto reconhecido pelos dois clubes, alguém fala nisso ? o Benfica teria sempre a esmagadora maioria da assistência mesmo que o jogo fosse na Amoreira, o Estoril é que aproveitou para fazer uma grande receita que tanta falta lhe fazia. O resto é conversa da treta.

JC disse...

Pois é, JK, mas, independentemente do que afirmas, não o devia ter feito. É a tal história da mulher de César. E é tempo de o SLB deixar de olhar para os outros e para o que eles fazem e, sendo o clube c/ mais títulos e adeptos, um líder, olhar principalmente para si e dar o exemplo. Este ano tem sido assim. Esperemos continue a ser. Por exemplo, não tem nada que entrar em polémica c/ o SCP por causa de 1/2 dúzia de bilhetes para o jogo da Taça da Liga.

Anónimo disse...

Qual a sua opinião sobre estes polémicos túneis

(e já agora sobre a condenação do Vandinho)

Jack Kerouac disse...

JC, o Benfica não tem nada a ver com o facto de o Estoril, ou outro clube qualquer, mudar o estádio, o clube da casa é que toma essa decissão e solicita a respectiva alteração á Liga. Este ano o Pescadores recebeu o Sporting no Restelo, e o Porto também jogou a eliminatória para a taça com a Oliveirense noutro campo. O Benfica jogou onde o Estoril decidiu.

Jack Kerouac disse...

Já em relação aos castigos aos jogadores do Braga, justos, agora querem virar as coisas ao contrário. Em Braga saiu o tiro pela culatra, aquilo foi uma armadilha montada ao Benfica, que foi prejudicado nesse jogo ao ser anulado um golo limpo, que daria o empate na altura, e ao ser expulso o Cardozo por ter levado uns estalos, não jogando a segunda parte. Agora depois de terem usado jogadores que já deviam ter sido castigados há muito tempo, os aprendizes de papa ficaram todos alvoroçados, só que um sacristão não é Papa, tiveram azar. Quem os ouve falar parece que o Braga liderava o campeonato destacadíssimo, e não por um factor de desempata que ainda só se verifica pela metade.

JC disse...

Meus caros: neste "blogue" (salvo casos muito excepcionais) não se discutem "túneis", "off-sides" de milímetro, decisões de conselhos de justiça e coisas no género. Já há mtº quem o faça e há coisas mais interessantes no futebol para discutir. Mas, caro anónimo, se me pergunta, nem sequer vi o vídeo do túnel de Braga. Nem me interessa.O que posso dizer s/ esse jogo é que foi anulado um golo ao Luisão que me pareceu legal e que não vi, nem podia ver pq não foi no relvado, o acontecimento que ditou a expulsão de Cardozo, que prejudicou seriamente o SLB. Quanto ao resto, como o castigo a Vandinho, espero que a lei se cumpra. Em termos gerais e abstractos, acho que tem de existir um critério único, tanto no campo como nos túneis. Em função disso, sou contra os sumaríssimos enquanto não for oficiliazado pelo IB o recurso aos meios tecnológicos: se o árbitro viu, marca, mesmo que erre; se não viu, paciência. Ele é a autoridade máxima no jogo. Nos túneis, para evitar questões como as actuais, os 4 árbitros devem assegurar a disciplina tanto como no campo, acompanhando os jogadores no regresso às cabines e até este estar completado, assegurando que tudo corre em boa ordem. Nada de vídeos, até pq a sua qualidade deixa mtº a desejar e introduz desigualdades de jogo para jogo.
JK: o Estoril-Praia era tido na altura como um clube mtº ligado ao SLB e, ao jogar no Algarve, introduziu um critério de desigualdade no campeonato. E uma vez mais: em termos gerais e abstractos, alterar estádios a meio da época não deveria ser permitido, salvo casos de força maior.