quinta-feira, fevereiro 18, 2010

História(s) da Música Popular (154)

Tommy James & The Shondells - "Hanky Panky"

The Raindrops - "Hanky Panky"
Bubblegum(V)
Curiosamente, um dos temas que abriram caminho à “fúria” da "bubblegum music", erupção mais evidente nos anos de 1968/69, foi um tema com origem no Brill Building, onde essas coisas da música popular eram encaradas de forma um pouco mais séria e empresarial e de onde o "garage rock", coisa mais improvisada e primitiva, costumava andar ausente. O tema em questão chama-se “Hanky Panky” e foi gravado em 1964 por Tommy James & The Shondells. Sem sucesso, fundamentalmente devido a ter sido editado por uma pequena editora sem capacidade de distribuição, foi recuperado dois anos mais tarde e lançado a nível nacional pela Roulette, chegando a #1.

Mas se regressarmos às origens chegamos à conclusão que a paternidade do tema se deve a duas figuras incontornáveis do Brill Building, Jeff Barry e Ellie Greenwich, que o gravaram e editaram em 1963 com o seu grupo “Raindrops” - na realidade, constituído apenas por ambos mais a colaboração para fazer número de uma irmã de Ellie, assim “a modos” como se dizia (não sei se com ou sem razão) da Laura Diogo das “Doce”: não cantava mas era algo decorativa. Escusado dizer que Barry e Greenwich o achavam algo de menor, gravado à última hora como “B side” de um outro tema do grupo, “That Boy John”.

Quanto a Tommy James & The Shondells tiveram ainda um outro grande êxito, “Crimson and Clover”, em 1969, mas isso já não vem ao caso aqui para a “bubblegum music”.

Sem comentários: