quinta-feira, janeiro 21, 2010

As escutas...

Apenas duas palavras e um pequeno comentário sobre as escutas a Pinto da Costa, que hoje pela primeira vez ouvi. As palavras são “sórdido” e “rasca”, para definir tudo aquilo que me foi dado escutar e o mundo à sua volta. O pequeno comentário para dizer que o que ouvi hoje me fez sentir, acho que pela primeira vez, envergonhado por gostar de futebol. É que por muito que tente ou me digam que uma coisa nada tem a ver com a outra, não consigo deixar de identificar o futebol português, pelo menos nos últimos trinta anos, com aquilo que ouvi.

Nota: acho muitíssimo bem que o Procurador-Geral da República, face à ilegalidade da publicação das escutas, abra o respectivo inquérito para apuramento de responsabilidades: a minha cor clubista e o entusiasmo que por ela nutro, felizmente, não chegam para me toldar o raciocínio. Mas uma pergunta: se as escutas já tinham sido, pelo menos parcialmente, transcritas nos “media”, porquê só agora? Será porque a sua publicação de viva voz, sem o manto diáfano da transcrição a cobrir a rasquice forte dos diálogos, torna tudo ainda mais cru e infamante?

5 comentários:

Rui disse...

Meu caro JC,

Concordo com tudo o que diz, reforçando o seguinte:

 Como benfiquista primário que sou, faço o meu acto de contrição por, apesar desta nojeira inqualificável, continuar a seguir e a sofrer com a “bola”.É exactamente como drogados : sabendo que lhes faz mal, não conseguem parar de consumir as malditas drogas. O que se passou com PC passou-se certamente com outros ilustres stakeholders do nosso futebol. O que nao causa surpresa num país onde os casos de corrupção se multiplicam a uma velocidade estonteante...
 Quanto ao inquérito, o PGR pode abrir até mil... Toda a gente sabe que é mais do mesmo, ou seja nem nada se apurará nem ninguém será punido. O costume....

gin-tonic disse...

Ninguém, mas mesmo NINGUÉM, está bem no retrato do futebol português.
O busílis da questão, o irracionalismo de tudo isto é o facto de continuarmos, por mim falo, a perder tempo com este futebol
E o pior é saber que vou continuar...

JC disse...

É assim, meus caros: excepto os jogos do SLB, só vejo os SCP-FCP (e vice-versa) e apenas quando interessam ao nosso clube. De resto, Premiership, Liga espanhola e agora, por vezes, a Bundesliga, se estou em casa à 6ª f. à noite e o jogo promete. P. ex. vi a semana passada um interessante Bayern-Hoffenheim (2-0). Dizia agora ao meu filho - que me falava de Frankfurt entre 2 aviões espantado c/ o que tinha lido quando abriu o computador - que não via no Sky Sports (um "site" que consulto quase diariamente) qualquer referência aos árbitros designados ou, sequer, avaliação do trabalho do árbitro a seguir a cada jogo. Mesmo a "Marca" ou no "Corriere dello Sport" raramento vejo referências aos árbitros. Em Portugal, programas gastam horas a avaliar "off sides" de milímetro Outro exemplo: já vi umas 10 X, em "slow motion" e focado de vários ângulos, o lance do golo do FCP contra o P. de Ferreira e não consegui ainda perceber se o golo foi c/ a mão ou c/ a cabeça. Pobre árbitro que tem que decidir na hora e a olho nu!!! O problema é que nada nos garante que o n/ clube e outros não actuem do modo semelhante ao FCP. Uma nojeira, de facto.

Anónimo disse...

O "basfond" do futebol, do futebol nacional está num estado de putrefação demasiado avançado. As escutas são de 2004 (ou 2005). Meia dúzia de anos sem nada resolver e tudo a ficar na mesma, ou pior. Se mérito há na divulgação destas escutas é espalhar (para quem ainda tem dúvidas) o cheiro nauseabundo e putrefacto dos bastidores do futebol luso. Continuo a vibrar com o glorioso.È irracional, poderão dizer. Mas é esse irracional que me faz vibrar, emocionar e às vezes (cada vez menos) sofrer pelo glorioso. O mundo da bola está minado pelos grandes interesses. Quantas empresas, em Portugal, têm orçamentos iguais ou superiores aos dos ditos três grandes ? O futebol é um negócio (de alto risco) onde a teia de interesses dominada por rascas de baixo nível tem conduzido à situação que vivemos. Subscrevo o que diz o bastonário da OA. Acabem com o segredo de justiça. Pelo menos não se perderia tempo nem dinheiro com processos estéreis e inuteis.
Confesso que o único tempo que gasto com futebol é única e exclusivamente com os jogos do slb. Quando tenho oportunidade gosto de ver jogos das ligas inglesa e espanhola. Nada mais.
E ontem parece ter sido criada uma secção de boxe, ali para os lados de alvalade, com pesos pluma (levezinhos) e arruaceiros de meia-tigela...pintos não da costa mas sá.

JC disse...

Caro anónimo: foi a profissionalização do futebol e a sua transformação num espectáculo que movimenta milhões que o fez evoluir nos últimos anos. Não é aí que está o problema, mas na sua regulação e controle. A NBA, por exemplo, movimenta milhões, é altamente regulamentada e auditada e, assim, ninguém duvida da legalidade dos resultados. Em Portugal, o que aconteceu foi que c/ um certo vazio de poder criado no post-25 de Abril, o futebol foi infiltrado por arrivistas sem escrúpulos que viram aí, e em alguns partidos políticos, a sua oportunidade para negócios ilícitos.
Cumprimentos