terça-feira, novembro 03, 2009

SLB: números, estratégia e riscos

Devo dizer que pouco me preocupa a situação de falência técnica da SAD meu clube; o movimento contabilístico já anunciado (integração da Benfica Estádio na SAD) resolverá, também tecnicamente, o assunto.

Devo também dizer que não me preocupa demasiado o resultado líquido negativo de 34.8 milhões na época 2008/2009, na medida em que ele tem origem no aumento da folha salarial com o plantel, na diminuição de proveitos com a venda de passes de jogadores e no investimento em novas contratações. Isto é, no reforço da equipa de futebol profissional.

E porque pouco me preocupam tais coisas? Porque se o SLB for, neste e no próximo ano, capaz de valorizar os seus activos e aumentar a suas receitas através das boas exibições e resultados positivos da sua equipa de futebol profissional, incluindo a participação na Champions League 2010/2011, a situação actual será perfeitamente reversível. E, neste momento, até acontece os sintomas serem positivos.

Que me preocupa então? Preocupa-me, e já aqui o disse em devido tempo, a estratégia de risco que está subjacente ao que os números mostram: caso os activos não consigam ser valorizados na proporção esperada (e o futebol lida com um sem número de imponderáveis) e as receitas não aumentem para os valores julgados atingíveis, o que “obriga” à participação na CL, a SAD do meu clube ficará – nesse caso - numa situação deveras preocupante.

Haveria alternativa? Na situação actual não me parece. Mas esse é o drama dos erros de gestão dos últimos anos: colocar o clube na necessidade de jogar demasiado do seu futuro em apenas uma época. Resta-nos, a nós benfiquistas de alma e coração, fazer força, cruzar os dedos e esperar que resulte.

1 comentário:

Karocha disse...

A mim não me preocupa nada JC e sou Benfiquista, talvez seja o factor Vieira!!!