domingo, novembro 01, 2009

S.C. Braga - SLB

Jorge Sousa poderia ter validado um golo aparentemente legal a Luisão? Podia, mas Quim também poderia estar melhor colocado no golo de Hugo Viana, até porque, sendo Viana um canhoto, fácil era prever como poderia resolver o lance.

Jorge Sousa poderia ter considerado legal o tal golo de Luisão? Podia, e até talvez devesse, mas Cardozo, um jogador decisivo, também se poderia ter lembrado de não se fazer expulsar por troca com um qualquer ignorado jogador do S. C. Braga. Conforme Jorge Jesus afirmou, foi uma troca desigual. Muito, acrescento eu.

O golo anulado por Jorge Sousa a Luisão foi legal? Provavelmente. Direi mesmo mais: quase de certeza. Mas a guerrilha desencadeada durante a semana, acabando por prejudicar um SLB - onde muita coisa ainda parece pouco sólida, ameaçando tremer ao primeiro abanão - que entrou nervoso no jogo e mais ainda ficou com um golo precoce, outro talvez mal anulado e uma expulsão desnecessária de um jogador fundamental, por certo não constituiu nada de positivo.

O resto são os problemas já conhecidos nesta equipa quando o espaço rareia, a intensidade do jogo aumenta e as transições rápidas são assim dificultadas. Mas essas são fraquezas que a equipa conhece, o que a ajuda a superá-las. Escusado será ir em busca de outras. Escusado será também ir à procura das responsabilidades alheias.


Desejo (que é também um alerta) de benfiquista já com muito futebol na vida: só espero que o SLB 09/10 não seja como aquelas equipas que nas fases finais de europeus e mundiais aparecem a jogar futebol de ataque, com grandes exibições que a todos encantam, mas acabam por baquear nos quartos ou ½ finais contra a Itália do costume.

14 comentários:

ié-ié disse...

Lá tinham de vir as desculpas esfarrapadas e a culpa do árbitro. Tinha de ser. O Benfica não há maneira de aprender. Perdeu e... ponto final! Para a semana há mais!

LT

ié-ié disse...

Poderia o Gato Maltês ter elaborado sobre a atitude mal educada de Di Maria? Poderia..., mas não o fez, preferiu contestar a expulsão de Cardozo. Parece que o cuspe está na moda...

LT

JC filho disse...

Bom, vários pontos que quero analisar:
1. Perdemos por culpa própria, se tivessemos sido muito superiores ao Braga, como fomos ao Nacional, não havia árbitro que pudesse ter alterado o resultado.
2. NÃO FIZEMOS UM MAU JOGO! O SLB teve oportunidades para pelo menos empatar o jogo, dominou grande parte do jogo (desde os 15 minutos iniciais até aos 15 min finais). Falhou na concretização, verdade, mas prefiro perder um jogo e ver que existe ali futebol do que perder e pensar que a jjogar assim não ganhávamos nem ao sporting!
3. Não podemos começar a por em causa tudo o que de bom tem sido feito, à 1a derrota! Temos boa equipa, bons jogadores e boa dinâmica de jogo. Mais vitórias virão, e não é altura de arranjar problemas estruturais onde eles não existem. repito: Foi só uma derrota, e os verdadeiros campeões são os que reagem às derrotas e não são aqueles que ao primeiro desaire acham que tudo o que foi feito está errado!
4. Deixem os discursos destrutistas para os anti-benfiquistas. Vamos ter uma semana onde todos os Sportinguistas e Portistas vão tentar por em causa o trabalho que tem sido feito pelo SLB, é o papel deles, focarem-se na derrota do SLB e esquecer a miséria em que vivem! Espero que valem metade do tempo do golo do Luisão como falaram do penalti do Aimar na semana passada (jogo onde o SLB já tinha sido claramente prejudicado)
5. É nestas alturas que se vê a liderança e aí ressalvo o discurso do Luisão. Grande Capitão!

ié-ié disse...

É uma chatice, o Benfica é sempre prejudicado. Não há nada a fazer!

LT

JC disse...

LT (tripeiro disfarçado):
Como deves ter percebido, não culpo o árbitro. Cometeu um erro grave, mas assinalo que o SLB cometeu mtºs mais.
Quanto à atitude do Di Maria considero um gesto sem qualquer gravidade de maior. Como deves ter reparado, culpo é o Cardozo "por se ter feito expulsar". Sem necessidade e se ir meter na confusão, portanto.
Filho:Concordo não fizemos um mau jogo; mas demos "abébias" (citei-as)que não se podem dar num jogo destes. E não tivemos a sorte do jogo, inclusivamente na má decisão do árbitro: existe, de facto, um mtº ligeiro (ou menos do que isso) agarrar de camisola, mas s/ consequencias para a disputa do lance.
Todas as equipas têm problemas estruturais, até o Barça (vidé jogos c/ o Chelsea); é preciso é ter deles consciência, saber como ultrapassá-los e não ir arranjar outros desnecessários. Foi o que não aconteceu ontem: emocionalmente o Braga levou o jogo para onde queria. A expulsão de Cardozo é tão determinante como o golo que não valeu e o golo sofrido logo de início intranqulizou ainda mais uma equipa que pareceu pouco tranquila desde o início, talvez pelo ambiente criado durante a semana.

ié-ié disse...

Um tiro na água, JC, um tiro nas profundezas do Atlântico. Só tenho um clube que, no dizer de José Afonso, é um "estado de alma".

LT

Jack Kerouac disse...

O Benfica jogou bem, tem uma equipa bem montada e que sabe o que faz em campo. O Braga também tem uma boa equipa e entrou melhor, e teve a sorte e a arte de meter o primeiro golo. Livre muito bem marcado, mas parece-me que ali o Quim deveria estar ao meio da baliza, e talvez pudesse ter evitado o golo, que foi no entanto um grande golo. Mas o Benfica não tremeu, reagiu e podia ter empatado, teve algumas boas ocasiões, numa delas até teve um golo mal invalidado pelo árbitro. Mas quem acompanha o futebol, sabe que em caso de dúvidas o árbitro nunca deixaria o Benfica ficar com 5 pontos de avanço do Porto. Ainda assim penso que o Benfica fez um bom jogo em casa de um adversário muito complicado, e acho que esta derrota em nada vai beliscar a boa época que o Benfica vem fazendo, e que vai continuar. Não noto também que tenha abalado a confiança aos Benfiquistas, e por outro lado sempre anima um pouco a semana aos deprimidos anti-Benfica, que já andavam, e andam, muito por baixo. Para a semana há mais.

JC disse...

Tb acho que o SLB esteve longe de ter feito um mau jogo, que Quim estava mal colocaso no 1º golo (há uma foto de "A Bola" em que isso se vê perfeitamente). Mas acho que a equipa esteve sempre demasiado ansiosa,talvez levada a isso pelo ambiente criado (pouca maturidade da equipa e pouca inteligência de quem não o evitou). E não tendo visto a acção de Cardozo, este devia evitar ter-se metido na confusão. Numa equipa a perder por 1-0, era um jogador essencial.

gin-tonic disse...

Meus caros:
Como, volta e meia, Mr. Ié-Ié diz: "No panic!"

Jack Kerouac disse...

Em relação ao Cardozo, as imagens mostram que ele foi agredido duas vezes antes do túnel, depois não sei o que se passou, mas sei que foi cirúrgica a expulsão do melhor marcador do campeonato. O Di Maria é claramente provocado, a acabar a primeira parte existe um fora a favor do Benfica que ele tentou marcar rápido, só que a bola foi parar ao banco do Braga, e logicamente andaram a esconder a bola dele, depois do árbitro apitar para o intervalo, logo a seguir a isto, o Di Maria vai a sair e vem alguém do Braga dar-lhe a bola á mão, a dar "baile", ele fez muito bem em dar um pontapé na bola, e não cuspiu para ninguém do Braga, foi para o chão, acto que infelizmente os jogadores fazem muito.

Jack Kerouac disse...

Ah, só mais uma coisa, não concordo com a referida falta de maturidade da equipa, jogadores como Quim,Luisão,Maxi,Aimar e Saviola, serão tudo menos imaturos. O que aconteceu foi uma derrota, contra uma boa equipa, ainda há dias o Barça que é o que é, perdeu em casa com o Rubin qq coisa, acontece aos melhores. O futebol tem tantas surpresas, que até a Académica um dia destes acaba por ganhar um jogo....

JC disse...

JK:ninguém do SLB protestou a expulsão do Cardozo, o que pode significar que teve as suas razões justificativas. Algo que devemos evitar é alijar as responsabilidades dos nossos. Tudo aconselhava Cardozo a manter-se longe das confusões. O SLB, mesmo apesar da discutível decisão do árbitro ao marcar falta (atenção: apitou mal a bola saiu do pé de Aimar) na jogada em que Luisão marca, perde o jogo por responsabilidade própria.

JC disse...

Uma equipa c/ jogadores experientes pode, por vezes, por razões específicas, revelar problemas de ansiedade, JK. Foi o que (acho) tb aconteceu ao SLB. Era - dizia-se - o 1º grande teste de uma equipa que vinha de goleadas, depois de anos de frustrações.

Jack Kerouac disse...

Eu não disse que o Cardozo foi mal expulso, não faço ideia o que se passou dentro do túnel. Nem disse que a equipa não estava ansiosa, o que disse é que não foi por ser imatura, estava e pronto, aconteceu assim o jogo. Testes importantes têm vindo sempre antes de cada jogo, leio sempre que o próximo é que é o grande teste. Mas não fiquei minimamente preocupado pelo futuro da equipa, mostrou que tem futebol para fazer melhor em outros jogos.