sexta-feira, novembro 13, 2009

Escutas, bisbilhotice e virgens ofendidas

Pergunta minha, que não sou jurista: não sei se José Sócrates, no exercício das suas funções de primeiro-ministro, mente muitas vezes, poucas ou ""assim-assim. Parto do princípio que, como todos nós e bem mais como acontece com quem exerce funções políticas de Estado, mentirá algumas. Umas vezes por necessidade, outras por vício. Em circunstâncias mais ou menos graves e com consequências diversas para a boa governação e para a opinião que dele formam os portugueses. Mas será ético (à atenção especial do BE...), para já não falar de lícito, que sejam utilizadas escutas ilegais de um processo em que José Sócrates nem sequer está envolvido, parcialmente transcritas (sabe-se lá com que rigor?...) por alguma imprensa e conseguidas através de violação grosseira do segredo de justiça (o que constitui crime), pura bisbilhotice tablóide, no fundo, para questionar politicamente o primeiro-ministro sobre o seu comportamento? Não se estará, com este comportamento, a virar tudo do avesso?

Já agora: alguém tem dúvidas de que neste país de virgens ofendidas um negócio como o da venda da TVI se faça sem que o Estado, intervindo ou não no processo, tenha conhecimento prévio do assunto? País de tristes, este... que parece querer chegar à fase do vómito.

2 comentários:

Rui disse...

Caro JC,

Estou fora do País, por sinal bem longe e tenho acompanhado quando posso, mais este infeliz show de faca e alguidar. Parece-me, parece-me repito, que você não quer perceber bem a essência das coisas. Repudio como é óbvio todo o clima de suspeição, escutas indiscriminadas etc. Mas o facto é que as escutas existiram e que fomos confrontados com elas. Caiu uma arvore no meio da estrada e você quer ignora-la? Pois pior para a democracia! Se houve conversas comprometedoras ou não sobre TVI, o amigo Joaquim Oliveira etc e se foram gravadas, há que politicamente tirar ilações. Já aqui disse que se, como tenho que admitir essas conversas não tem qualquer gravidade, então o PGR que venha dizer isso. Só que não o faz e ao não faze-lo lança um manto enorme de suspeição sobre o conteúdo das tais conversas. O facto de uma coisa está mal não tira que daí decorra outra coisa negativa.

Quanto a querer-se chegar à fase do vómito, caro amigo, já há muito que a ultrapassei. Resta-me registar a sua capacidade de resistência e as toneladas de Kompensan que deve ingerir diariamente...

JC disse...

Caro Rui:
O seu comentário mereceu resposta em "post". Boa viagem e bom regresso.