quarta-feira, outubro 14, 2009

O terrível dilema do SCP de J. E. Bettencourt

“Um orçamento insuficiente para ser 1º ou 2º e demasiado elevado para ser apenas 3º”. Quem o disse, colocando o dedo na ferida, foi José Eduardo Bettencourt, confirmando o que aqui tenho dito: a estratégia seguida pelo SCP nos últimos anos só teve sucesso devido à péssima gestão desportiva do SLB e à possibilidade do 2º classificado do campeonato português disputar automaticamente a Champions League. Não é sustentável, em condições normais, e por isso agora estão “à rasca”!

Resta saber como vai JEB, perante uma nova realidade e “partindo da última linha da grelha”, resolver o problema sem esperar pelos eventuais erros cometidos pelo SLB ou pelo FCP. Investir, endividando-se, com todos os riscos daí inerentes (há lugar para 3 grandes em Portugal?), para lutar contra eles, ou desinvestir arriscando a “belenensização”? Eu, benfiquista, não lhe queria estar na “pele”, mas se alguém deveria ansiar pela integração da liga portuguesa numa liga ibérica, esse alguém deveria ser, acima de todos os outros, o SCP de JEB.

8 comentários:

Rato disse...

Mas numa hipotética liga ibérica o SCP não estaria a lutar para não descer de divisão?

JC disse...

Não, Rato, não acho. Com o acréscimo de receitas dos jogos e da TV (a Liga espanhola é vendida para todo o mundo), rapidamente a sua facturação aumentaria para um nível superior ao de equipas como o Depor, Villareal, etc, o que lhe permitiria um mtº maior investimento. A curto prazo, seria sempre um forte candidato à Liga Europa, partindo do princípio que Madrid, Barça, SLB e FCP ocupariam os lugares da Champions.

JC filho disse...

Eu que eu ainda não consegui perceber é de que se trata a operação financeira do Sporting. É que não existe um jornal que a consiga explicar minimamente! Eu até percebo alguma coisa de contabilidade, mas em meu entender passar activos do balanço do clube para o do SAD não aquece nem arrefece os bancos! Certo que permite aumentar os capitais próprios da SAD, mas sendo o clube accionista maioritário, isso ajuda alguma coisa quando se recorre à dívida? Bom, se encontrar algum site com isso explicado, diga-me! Porque eu ainda não consegui perceber e ninguém ainda me conseguiu explicar!

JC disse...

Confesso que passei o dia à procura, até no Football Finance onde tinha obrigação de vir explicado tim-tim, por tim-tim. Nada. Por isso não me refiro aqui a ela, mas apenas a uma afirmação de JEB. A única coisa que consegui ver escrita é que (como, não sei) a operação permitia diminuir o serviço da dívida, pelo menos no curto prazo,o que permitiria uma maior investimento na próxima época sem recorrer a endividamento. Mas, para mim, o principal problema dos n/ amigos lagartos não está no investimento a curto-prazo, está na capacidade de endividamento (ou na ausência dela) a longo prazo.

Unknown disse...

Ah! mas nessas análises todas, um pouco catastrofistas em relação ao meu clube, há algo que se olvida: é que se este ano o SLB não ganha o campeonato, estará em muito piores lençóis que o SCP. E como não me parece que tal seja seguro...

Abraço

VdeAlmeida

JC disse...

Errado, meu caro Yard. O problema do SCP é estrutural, o do SLB é sobretudo conjuntural. E JEB já percebeu isso, daí o desabafo.
Abraço

Unknown disse...

Bem, meu caro JC, se o problema do SLB é conjuntural, olhe que é uma situação conjuntural que já se arrasta há década e meia, o que não deixa de ser um pouco contraditório...

Abraço

JC disse...

Bom, meu caro, o que pretendo dizer é que, apesar dos erros de gestão, o SLB tem capacidade e potencial para sair da crise de resultados, se for bem gerido. O problema do SCP é exactamente o contrário: apesar de bem gerido, nos últimos anos (pelo menos, bem melhor do que o SLB), revela um potencial de crescimento limitado. E, note, não digo isto como benfiquista, mas apenas como alguém interessado no futebol enquanto espectáculo e indústria.
Abraço