sexta-feira, outubro 16, 2009

História(s) da Música Popular (144)

"Bob Dylan" - "Quinn the Eskimo"

Manfred Mann - "The Mighty Quinn"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XXVII)
Se existem “covers” bem mais famosos do que o original respectivo este “The Mighty Quinn” (ou "Quinn the Eskimo”, já lá vamos) será certamente um desses casos, até porque foi oficialmente editado antes do original respectivo. Embora o tema tenha sido escrito por Bob Dylan em 1967 e apareça incluído nas “Basement Tapes”, a sua primeira edição oficial data apenas de 1970, incluído no álbum “Self Portrait”.

Entretanto, os londrinos Manfred Mann (um dos meus grupos favoritos da “British Invasion” e talvez aquele que melhor conjugou o Rhythm n’ Blues inicial com a “pop” e uma certa sátira social), já na fase de Michael D’Abo que substituíra Paul Jones que seguira uma carreira a solo (“High Time” e “I’ve Been a Bad Bad Boy”) como vocalista, gravaram o tema em 1968, mudaram-lhe o nome (passou a “The Mighty Quinn”) e fizeram dele #1 no UK durante duas semanas.

Tudo isto e mais algumas vicissitudes na edição do original de Dylan fazem de “The Mighty Quinn” [aparentemente inspirado na personagem de Anthony Quinn em “The Savage Innocents” (em português, “Sombras Brancas”) de Nicholas Ray – mas nem isso é claro] bem mais um tema de Manfred Mann do que do próprio Dylan.

Um outro original de Dylan seria também bem sucedido na interpretação de Manfred Mann (#10 em 1966), mas, neste caso, já não se poderá dizer que o seu êxito ultrapassou o original. Falo, claro está, de “Just Like A Woman”, incluído naquele que é, para mim, o melhor álbum de Dylan e um dos melhores de sempre da música popular: “Blonde On Blonde (1966).

2 comentários:

ié-ié disse...

Conheces "John Hardy", lado B de "Sha La La"? Um monumento...

LT

JC disse...

Sim. Tenho-o em Vinil (The Singles Album, da EMI) e no CD "At Abbey Road". Mtº bom.