quinta-feira, outubro 08, 2009

História(s) da Música Popular (143)

Larry Williams - "Dizzy Miss Lizzy"

Larry Williams - "SlowDown"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XXVI)
Se “três é a conta que Deus fez” (vá lá saber-se porquê; eu não sei), três foram, como já vimos, os “covers” de originais de Carl Perkins gravados pelos Beatles, mas igual número o foram também de Larry Williams: “Dizzy Miss Lizzy” (gravação de Wiliams de 1958), incluído no álbum “Help”, de 1965, “Slowdown” (gravação de Williams também de 1958), editado em “single” nos USA em Agosto de 1964 mas também em EP no UK dois meses antes e “Bad Boy” (gravação de Williams de 1959) editado em 1965 nos USA incluído no álbum Beatles VI. Uff!... De notar que todos os três temas foram também escritos pelo próprio Larry Williams.

Pois esse tal Larry Williams (New Orleans, 1935-1980) é um dos nomes mais importantes – e, como tal, incontornáveis – na música negra americana pré “British Invasion”, companheiro do mais conhecido Little Richard, de quem era amigo, na célebre Specialty Records. Os seus maiores sucessos terão sido “Short Fat Fannie” (1957) e “Bony Moronie” (no ano seguinte), este último vendendo mais de um milhão de cópias (atenção: estávamos nos anos 50, em plena época segregacionista até na música). Consta que levava devassa vida e conhecido era como “gigolo” e, provavelmente, isso lhe terá causado a morte em 1980, assassinado com um tiro na cabeça. As versões dos Beatles, e também o “cover” dos Stones do seu original “She Said Yeah”, são, pois, mais do que justas homenagens. Aliás, diz-se que os Beatles terão gravado “Dizzy Miss Lizzy” e “Bad Boy” a 10 de Maio (1965), dia de aniversário de Larry.

Pois ficam os originais de Larry Williams para “Slowdown” e “Dizzy Miss Lizzy” e, um pouco para lembrar aos mais distraídos as origens do grupo de Liverpool, a sua excelente versão de “Bad Boy”. Talvez estes não sejam os “melhores” Beatles, mas serão certamente aqueles que cada vez gosto mais de ouvir. “Rock n’Roller Beatles, pois claro!

The Beatles - "Bad Boy" (Larry Williams "cover")

4 comentários:

ié-ié disse...

É verdade, sim senhor! Mark Lewisohn até lhe chama a "Larry Williams evening!".

Os Beatles foram de propósito aos estúdios da EMI (já não iam há mais de um mês) gravar essas duas canções, com especial destino ao mercado norte-americano.

Foi John Lennon que puxou os restantes três...

LT

Anónimo disse...

VERGONHA !!!!!!
LISBOA ROUBA O PAÍS !!!!
ATÉ QUANDO VAMOS FICAR PARADOS ???

O Governo mudou, há três semanas, o regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão, viabilizando o desvio de verbas das regiões mais pobres do país para as dar a Lisboa.
Possibilita-se, então, que dinheiro destinado às regiões de convergência possa ser usado em Lisboa.
A região de Lisboa não teria direito às verbas destinadas às regiões de convergência, uma vez que os seus indicadores – PIB (Produto Interno Bruto) per capita e qualidade de vida – já estão acima da média europeia.

JC disse...

Obrigado pela confirmação, LT. Acredito a "boa ideia" tenha vindo do JL. Faz todo o sentido.
Abraço

JC disse...

Caro anónimo:
O "post" é sobre os Beatles.