quinta-feira, outubro 01, 2009

Ellie Greenwich (23 de Outubro de 1940 - 26 de Agosto de 2009)

Ike & Tina Turner - "River Deep, Mountain High (Ellie Greenwich - Jeff Barry)

Um “breve encontro” com o Luís Pinheiro de Almeida esta tarde no metropolitano fez-me saber que morreu Ellie Greenwich. Nos jornais e revistas portugueses, mesmo nos especializados (e o Luís é um consumidor compulsivo destes e tal notícia nunca lhe passaria despercebida – como não passou numa revista, inglesa ou americana, que, de imediato, me mostrou), normalmente tão encomiásticos para quem o não merece, para os ditos “reis” disto e daquilo, nem uma palavra. Gente ignara!, para não lhes chamar outra coisa...

Como não vale a pena rescrever o que já está escrito, deixo aqui o “link” para os capítulos das “História(s) da Música Popular” dedicados a Ellie Greenwich e Jeff Barry, dois dos nomes e uma das parcerias mais importantes do Brill Building e da História da música popular e do "rock and roll".

Ficam também dois dos seus temas mais conhecidos e ambos fazendo parte dos meus favoritos: “River Deep, Mountain High”, produzido por Phil Spector (peço desculpa, mas nunca mais Tina Turner voltou a ser igual) e “Doo Wah Diddy Diddy” um original dos Raindrops (que mais não eram do que Jeff e Ellie) na versão de Manfred Mann. Chamo a vossa atenção para o facto de uma das “ikettes”, que podem ser vistas no vídeo, ser, nada mais nada menos, do que Patricia Ann Cole , mais tarde conhecida como P. P. Arnold.

Quanto aos “media” aqui da parvónia... disse Jesus Cristo qualquer coisa para os pobres de espirito, não foi?

Manfred Mann - "Doo Wah Diddy Diddy" (Ellie Greenwich-Jeff Barry)

Sem comentários: