quarta-feira, outubro 07, 2009

3 "posts" 3 ao correr do teclado - 3º: as eleições autárquicas e os círculos uninominais

Parece que Isaltino Morais se prepara para ser reeleito no concelho com maior percentagem de licenciados do país (dizia o meu pai que instrução e educação são coisas muito diferentes...). É natural que o mesmo aconteça com a senhora Felgueiras, Valentim Loureiro (o tal que levou o Boavista F. C. à falência) e não sei se com Ferreira Torres (se calhar, esqueci-me de alguns...). Deixemos de parte o “povo da SIC”, que só não gosta de políticos e de corruptos apenas quando não são os “seus”. Mas, pergunta: que comentário merece este caso aos acérrimos defensores dos círculos uninominais como sacrossanta mezinha para a respeitabilidade das instituições democráticas (a aproximação entre eleitores e eleitos, dizem...), num país que não tem deles tradição e, quando a tem, ela é a da demagogia, do populismo e, em tempos de antanho, da velha e relha “chapelada”?

Eu, por mim, face a este estilo de “aproximação”, “passo” e, em função do que vejo, prefiro continuar a sentir-me longe dos eleitos... Nada de promiscuidades, se não se importam...

2 comentários:

Rui disse...

Academicamente não concordo nada consigo mas, pragmaticamente dou-lhe toda a razão e mais uma!

Anónimo disse...

Sou funcionário da CMO há 30 anos, a grande maioria dos quais com o Isaltino como Presidente. Nunca gostei do homem, apesar de lhe reconhecer obra feita. E também nunca votei nele. Por essa primeira razão de antipatia pessoal e também por mais duas: a do meu círculo eleitoral ainda pertencer ao Distrito de Lisboa e devido há largos anos pertencer ao cada vez mais populoso Partido da Oposição - o Partido Abstencionista.
Posto isto quero apenas dizer que se as duas últimas razões não existissem era mesmo desta que votaria no homem, muito embora a minha antipatia persista. É que assisti há umas semanas atrás a um confronto "arrepiante" entre os candidatos a Oeiras e para meu grande espanto verifiquei que a Oposição está entregue a pessoas que não têm a mínima ideia do território que se propõem dirigir.
O Isaltino só se pode candidatar por causa das leis deste País. Não tem culpa, portanto, pelo menos nesse aspecto.
Mas ainda bem. Espero que ganhe e desta vez com larga maioria. Ou este Concelho passará para as mãos dos incompetentes.