domingo, setembro 06, 2009

"Inglourious Basterds"

"Inglourious Basterds" - soundtrack
Já li que terá muito de “Dirty Dozen” e “Kelly’s Heroes". É talvez uma primeira conclusão mais apressada, pouco ou nada para além da superfície. Mas eu acho nem tanto assim ou muito mais do que tal (seria tão pouco...), para além de uma ou outra aparência. Tem, isso sim, muito mais de... Major Alvega (Battler Briton). Até uma cena que parece retirada de “Allo, Allo”. Para não falar de "western spaghetti" - esta última, semelhança que toda a gente já referiu. E uma piscadela de olho a “Apocalypse Now”, pois claro, naquela cena dos escalpes e na marginalidade do tenente Aldo Reiner. E também a “Pulp Fiction”, naquelas conversas intermináveis do espantoso coronel SS antes de apanhar a sua vítima. E... e...

Para além disso, que dizer daquele sentimento dúbio, de sedução, fascínio e repelência (nosso e de uma Shosanna que se metamorfoseia numa Danielle Darrieux), perante o cinema de Riefenstahl? (“Die weiße Hölle vom Piz Palü”).

Tratando-se de Tarantino seria redundante dizer que é uma homenagem ao cinema. É que é ele próprio cinema: fiel às suas raízes, aos seus ícones, à sua História. Àqueles, cinéfilos, que nele moldaram a sua personalidade.

4 comentários:

Karocha disse...

JC
Já vi, eu gosto muito de Tarantino.

JC disse...

Fui ontem. Fantástico!!!

Karocha disse...

JC
Como já deve ter compreendido, eu vivo mal, não vou ao pic-nic, porque não posso financeiramente e, se não fosse o meu rapaz trader nem net tinha!
Não me estou a vitimizar, sou uma mulher de armas.
Vou contar-lhe um segredo, tenho um programa legal,que baixa filmes na net, o azar foi que quem o legendou não sabia Alemão!

JC disse...

Karocha:
A minha resposta seguiu por e-mail.
Cumprimentos