terça-feira, setembro 29, 2009

História(s) da Música Popular (142)


Carl Perkins - "Matchbox"

Carl Perkins - "Everybody's Trying To Be My Baby"

Carl Perkins - "Honey Don't"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XXV)
(Os Beatles e Carl Perkins)
Na sua discografia oficial editada ainda em vida do grupo, os Beatles apenas gravaram temas de um dos integrantes do chamado “million dollar quartet” (Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Johnny Cash) da Sun Records. Mesmo de Roy Orbison, também ele um dos clássicos mais famosos da editora de Memphis onde Sam Philips terá feito nascer o "rockabilly", não me lembro o quarteto de Liverpool alguma vez tenha gravado qualquer “cover”. E de quem estamos efectivamente a falar? Carl Perkins, pois claro, do qual os Beatles gravaram não um mas três temas: “Honey Don’t” e “Everybody’s Trying To Be My Baby”, ambos integrados no seu 4º álbum, Beatles For Sale”, e “Matchbox”, editado em “single” nos USA em 1964.

Perkins (1932-1998) teve o chamado “azar dos Távoras” (peço desculpa aos descendentes dos ditos...), já que no auge do sucesso e quando o seu original “Blue Suede Shoes” (Janeiro de 1956) vendia meio milhão de cópias (venderia mais de um milhão), viu-se atirado para a cama de um hospital após um grave acidente de automóvel. Elvis, então já na RCA, veria a sua versão editada em Setembro e a distribuição e poder da “major” RCA face a uma editora local como a Sun fizeram o resto. Também era mais bem parecido do que Perkins, e a televisão e o cinema fizeram dele uma estrela.

Quanto a Perkins, desconhecido dos muitos que agora correm a comprar os Beatles “remasterizados”, permanecerá para sempre como uma das referências do “rockabilly” e o “rock and roll”. Fica aqui, para que se não esqueça.

Sem comentários: