segunda-feira, setembro 14, 2009

História(s) da Música Popular (141)

Ian & Sylvia - "You Were On My Mind"

We Five - "You Were On My Mind"

Crispian St. Peters - "You Were On My Mind"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XXIV)
Em 1966 (corrijo: 1965 - obrigado LT), um tal Robin Peter Smith (1939), natural do condado de Kent, ali bem perto de Londres e em cujos céus se travaram alguns dos mais terríveis duelos da Battle of Britain, rompeu na cena musical britânica sob o nome de Crispian St. Peters e com um tema que chegaria a #2 do “hit parade” britânico. O nome? “You Were On My Mind”, uma canção original do duo canadiano Ian & Sylvia, gravada em 1964 e regravada no ano seguinte pelos americanos “We Five”, numa versão um pouco “mais rápida”, como se diz por aqui (os americanos chamam-lhe “up tempo”). St. Peters insistiria e chegaria no ano de 1966 a obter sucesso nos dois lados do Atlântico com aquele que é o seu tema mais conhecido, também ele escrito por americanos mas virtualmente desconhecido antes de Peters ter gravado a sua versão: “The Pied Piper”. Ficou assim Peters para a posteridade não como um “one hit wonder” mas como um “two hit wonder”, já que não tornaria a alcançar sucesso semelhante.

O que é curioso verificar é o tratamento tão diferente dado a um mesmo tema, mesmo, no caso de Ian & Sylvia e dos We Five, tratando-se de um duo e um grupo ambos da área da "folk music". De qualquer modo, muito mérito para Crispian St. Peters, que fez do tema aquilo que ficou nas nossas memórias e, sem dúvida, intérprete da minha versão favorita. De longe!...

3 comentários:

ié-ié disse...

Eu acho que foi em 1965, JC, e é um dos meus pontinhos de orgulho da época. É que no dia em que recebi o disco de Inglaterra (nem sabia o que era) fui imediatamente à 23ª Hora, ao João Martins, que fez dele imediatamente um êxito.

Também há uma versão interessante de Barry McGuire...

LT

ié-ié disse...

Fui ver o single original, da Decca, é, de facto, de 1965.

LT

JC disse...

Tb tenho a versão do McGuire, que é bastante boa. E tens razão, a de Crispian é de 1965, estive a re-verificar no site dele. Vou emendar.