quarta-feira, agosto 05, 2009

O Barça, o SCP e o "Entre 10"

O “Entre 10”, porventura o mais inteligente e interessante “blog” totalmente dedicado ao futebol (embora eu discorde deles muitas vezes!), põe em confronto os modelos de formação do Barça e do Sporting Clube de Portugal (piada fácil de “lampião”: nome completo não vão pensar estou a referir-me ao de Gijón!) vincando que no primeiro caso (Barça) se formam jogadores de modo contextualizado, isto é, para a equipa principal tendo em conta um estilo e modelo de jogo comum a todo o clube e no segundo caso (SCP) isso não acontece. O “Entre 10” reconhece mesmo que no caso do Barça os jogadores assim formados (e/ou formatados) só conseguirão explorar todo o seu potencial no clube, reconhecendo também que a ausência deste modelo no SCP limita o aproveitamento integral dos jovens jogadores vindos da formação.

Pois é, tem razão o “Entre 10”, mas esquece algo essencial: é que no Barça, não necessitando o clube de “arredondar” o orçamento com receitas extraordinárias provenientes da venda de jogadores, o objectivo essencial é mesmo “abastecer”, fortalecendo-a, a equipa sénior do clube, enquanto no SCP, se esse objectivo é também considerado, a realização de mais-valias com a venda de alguns desses activos é condição indispensável à sobrevivência do clube! Claro que não convirá muito que apenas no clube os jogadores oriundos da formação expressem todo o seu potencial. Prejudicaria – e bastante – o modelo de negócio, não acham?!

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Além dessa subtil diferença entre o Barça e Sporting, convirá acrescentar que o Sporting mal sabe vender os activos que produz, senão vejamos:

Deixou escapar Paulo Futre para o F.C. Porto para este clube fazer o negócio e arrecadar a mais-valia.

Vendeu Cristiano Ronaldo a feijões, sem esperar que este valorizasse durante o Euro 2004, na selecção de Sclolari ou competições europeias onde o clube viria a marcar presença.

Dispensou, igualmente a feijões, Dani, o internacional português hoje considerado o melhor estrangeiro a jogar na Rússia determinante na conquista da penúltima taça UEFA.

Dispensou Silvestre Varela, agora aproveitado pelo F.C. Porto, e,
no seu lugar, mantem Yannick Djaló, que ainda não aprendeu a captar um passe em condições ( será que vai aprender?).

Deixou Rodrigo Tello rumar à Turquia sem qualquer contrapartida ou reacção aparente.

etc. etc.

Venda de activos no Sporting ( que até produziu muitos e bons!) é a custo zero e, quando muito, a preço de saldo com promoções fantásticas!.Voltem sempre!

Cumprimentos
JR

JC disse...

Caro JR:
Venderam o Nani por bom preço... E se tem continuado no SCP duvido o CR tivesse jogado no Euro 2004. Bom, mas quem sou eu para estar aqui a argumentar em favor dos "lagartos"?
Cumprimentos

Cruz disse...

O referido Dani e o Tello não são da formação, logo não são bons exemplos

Também vendeu a bom preço o Hugo Viana (antes de este se desvalorizar)

Terá vendido cedo de mais alguns jogadores: Cristinao Ronaldo, Quaresma, Simão, Figo, ...

A diferença é que os jogadores do Barça querem ficar lá e os do SCP querem é dar o "salto"

a) porque o clube não tem sido um clube ganhador
b) pela mentalidade dos jogadores e seus empresários
c) pela situação económica-financeira do clube
d) por alguns erros de avaliação do próprio clube

Cruz disse...

Em vez de erros de avaliação poderíamos referir erros de gestão (quer da administração, quer da equipa técnica)

a) Não renovar atempadamente com alguns jogadores

b) Valorizar uns jogadores em detrimento de outros

Por exemplo o Varela terá sido dispensado porque foi considerado inferior a Djaló (o Varela não era tão objectivo e falhava muitos golos).

Neste momento parece que essa decisão foi errada (sempre fui da opinião que o Varela não deveria ser dispensado, mas sempre preferi o Djaló), mas só o tempo dirá se o Djaló terá "cabeça" para ser o jogador que prometia ser

JC disse...

O foco dos v/ comentários prova a minha tese: o objectivo essencial do SCP é realizar mais-valias c/ a venda dos passes de jogadores da formação e não, ao contrário do Barça, integrá-los na equipa principal para aumentar a "performance" desportiva desta. Daí que a formação "formatada" não seja prioritária.
Cumprimentos