terça-feira, julho 28, 2009

A "silly season" e o vinho tinto

Agora que chegaram o Verão e o calor, começa a triste saga: quando se ousa pedir um vinho tinto num restaurante que não seja de luxo (e mesmo em alguns desses...) ou de “gourmet”, o mais certo é vir para a mesa a uma temperatura de vinte ou mais graus, arruinando qualquer hipotético prazer em bebê-lo. Depois lá começa a cegarrega do costume: pedir ao empregado um balde com gelo, este e os vizinhos das mesas ao lado olhando-nos como se fossemos alienígenas ou estivéssemos a cometer crime hediondo até que, por fim, lá conseguimos levar por diante a árdua missão de o colocar a temperatura mais ou menos aceitável. Isto porque (sabe-se lá porquê?...) se convencionou, neste país vitivinícola, que o vinho tinto é para beber à temperatura ambiente, mesmo que estejam mais do que uns esturricantes trinta graus. Enfim... mitos urbanos!

Pergunta de perguntar: se o vinho branco vem para a mesa a temperaturas mais ou menos adequadas (frequentemente demasiado gelado, mas enfim: num dia de calor basta tirá-lo do gelo para a temperatura subir rapidamente uns dois ou três graus), será assim tão difícil servir o tinto a temperaturas “honestas”, que não nos façam arrepender logo a seguir de não ter pedido uma inócua “imperial”? Ou, senhores da ARESP, é só pedir a redução do IVA?

3 comentários:

Rui disse...

Caro JC,

Mas qual é o seu espanto? Acha estranho? Eu, não. Custa-me dizer, mas em Portugal percebe-se muito pouco de como beber o vinho...Por isso não arrisque: peça o wine cooler ou o chambrée, quando escolher o vinho. Vá pelo seguro...E explique aos restauradores, numa de pedagogia, que:

Brancos criança - 8 a 10
Brancos entradotes - 10 a 12

Tintos criança 12 a 15
Tintos entradotes ou fortalhaços 16 a 18

Santé!

JC disse...

Caro Rui:
Sem dúvida que beber o vinho tinto a mais de 18º é exercício que liminarmente recuso, embora não tenha grande paciência para pedagogias c/ quem devia saber o b a, ba. De qualquer modo, no Verão, até pelo tipo de comida mais leve e informal, opto mais vezes pelo branco ou pelo rosé. Este último vai mtº bem com saladas frias à base de "pasta".

Emília disse...

Por isso, a maior parte das vezes não arrisco e peço uma imperial fresquinha.