segunda-feira, julho 27, 2009

"Serious Charge" (1)

"Serious Charge", de Terence Young (1959)
“Serious Charge” (1959) é o primeiro filme com Cliff Richard, o Cliff “rocker” émulo britânico do Elvis inicial. E, tal como muitos outros da altura, mais um dos filmes que associavam "rock n’ roll" e deliquência juvenil - mas, neste caso, também homossexualidade e sexualidade tout court, para além de um padre anglicano com um comportamento pouco consentâneo com a moral cristã. O realizador é o bem conhecido Terence Young, que dirigiu pelo menos três filmes de James Bond: "From Russia With Love", "Dr. NO" e a 1ª versão de "Thunderball" (a 2ª é "Never Say Never Again", no regresso de Sean Connery, dirigido por Irvin Kershner). No filme, Cliff interpreta “No Turning Back”, “Mad About You” e... “Living Doll”, numa versão um pouco mais “up tempo” do que a que ficou para a História. Era o tempo em que os Shadows se chamavam Drifters e tocavam temas como “Chinchilla”, que faz, também ele, parte da banda sonora do filme.

O Cliff Richard “rocker” participaria ainda em mais um filme, “Expresso Bongo”, também em 1959, (na rubrica “Cinema e Rock and Roll” já mencionei ambos), antes de se deixar levar pelas facilidades e felicidades lucrativas do “show business” e participar em filmes construídos à volta da sua imagem, época iniciada com “The Young Ones” (1960). Curiosamente, os seus dois primeiros filmes não passariam num Portugal dominado pela moral conservadora imposta por uma ditadura retrógrada, pois seriam com certeza mau exemplo para a sua juventude. Com o “inocente” e integrador “The Young Ones”, um “family movie”, o caso já seria diferente, mas também já Cliff se preparava para aquilo em que se viria a tornar logo a seguir. Premonitório...

O “Gato Maltês” descobriu no You Tube alguns "clips" de “Serious Charge” que permitem ficar com uma ideia do que seriam o filme e Cliff nos seus, salvo erro, dezassete anos. Pela sua importância histórica, aqui os publicarei nos próximos dias. Verdadeiro "serviço público", pois claro!

Sem comentários: