terça-feira, julho 14, 2009

História(s) da Música Popular (137)

The Contours - "Do You Love Me"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XX)
Curioso é verificarmos que os grupos mais conhecidos e importantes da “British Invasion” (com excepção dos Beatles, claro está), Stones, Animals e Manfred Mann, todos eles mergulham as suas raízes nos "blues" e R&B e, claro, nasceram fora do Merseyside e do "Merseysound": Stones e Manfred Mann em Londres, Animals em Newcastle. Bom, claro, poderíamos juntar aqui - aos grupos com maior projecção - os Kinks, londrinos mas fora da cena R&B, mas para o “post” não só não dá muito jeito como não me parece, apesar do meu gosto pessoal prezar muito os seus primeiros temas, tenham atingido na sua primeira fase, isto é, anterior às crónicas de Ray Davies iniciadas em Outubro de 1965 com “A Well Respected Man”, a mesma projecção e individualidade de Animals e Manfred’s, já que Stones são outra conversa bem mais séria.

Bom, o problema é que, depois deste enorme intróito, não iremos falar de nenhum deles, mas daquele que foi, durante muito tempo, tido como the next big thing e também, depois dos Beatles, o primeiro a ver um seu “single” atingir um lugar de destaque nas "charts" americanas: Dave Clark Five (DC5), claro, que o conseguiram com “Glad All Over” (#6), nasceram para a música no norte de Londres e também nada (ou muito pouco) tiveram que ver com a herança R&B. Pois os DC5 gravaram essencialmente música por si escrita (assim são os seus maiores êxitos), mas também um tema original dos Contours (1959 - Detroit, Michigan) escrito por Berry Gordy, a alma matter da Motown, em 1962, “Do You Love Me” mais tarde (1987) popularizado pelo filme "Dirty Dancing".

Curioso, muito curioso mesmo, é que o tema foi #1 no UK, em 1963, na interpretação de um outro grupo bem menos relevante no panorama da “British Invasion”: os Tremeloes de Brian Poole, aqueles mesmos que a Decca preferiu em detrimento dos Beatles apenas porque viviam em londres e estavam mais á mão. A gravação dos DC5 foi editada quase simultaneamente, mas não passou de #30. Lesson to learn: Os Tremeloes terão sido preferidos aos Beatles pela Decca e alcançado o #1 em detrimento dos DC5, mas o futuro, neste caso, revelou-se bem mais justo e tratou de repor as coisas na ordem. É que às vezes o mundo até é justo...

Dave Clark Five - "Do You Love Me"

2 comentários:

ié-ié disse...

Bravo!

LT

JC disse...

Mtº obrigado. Vindo de quem vem, fico inchado!