terça-feira, junho 02, 2009

História(s) da Música Popular (132)

Little Willie Littlefield - "K C Loving" (aka "Kansas City")

Wilbert Harrison - "Kansas City"
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XV)
Já por aqui falei no assunto a propósito da série de "posts" que dediquei a Jerry Leiber e Mike Stoller, integrado em outros que dediquei ao Brill Building, mas porque, quando é bom, o que é demais nunca cheira mal, eis que volto à carga.

Acho não foi o único tema que os Beatles interpretaram de Leiber e Stoller (“Searchin’”, um original dos Coasters, foi também “coberto” pelo grupo embora desconheça se oficialmente editado – LT?), mas deste “Kansas City”, que começou por se chamar assim mesmo, passou a “K C Loving” e acabou com o título original, não se livram de ser o único, acho eu sem certeza total, oficialmente editado. O tema faz parte do álbum “Beatles For Sale”, de 1964 e cronologicamente o quarto do grupo, mas o que aqui é interessante não é propriamente o cover mas sim o tema ele mesmo, original e não só.

O meu CD “Under the Influence”, que condensa originais americanos de covers dos Beatles, integra apenas a versão de Little Richard deste tema, aquela em que Paul McCartney se terá baseado para o seu “arranjo”, mas, contudo, ela não só não é a original como talvez nem sequer a mais conhecida. A honra original pertence por inteiro a um tal Little Willie Littlefield, com o nome “K. C. Lovin'” para o tema, julgado assim mais apelativo e gravado em 1952. Tem barbas, portanto. A versão mais conhecida e de maior sucesso - #1 no Billboard - contudo, é tida por ser a de Wilbert Harrison, gravada em 1959.

Ficam as duas, para quem tiver a paciência de comparar...

Sem comentários: