quarta-feira, maio 20, 2009

História(s) da Música Popular (130)

Liverpool F.C. - Anfield Road - Bill Shankly Gate

"You'll Never Walk Alone" - cena do filme "Carousel", de Henry King (1956)
"Under the Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XIII)
Sobre este tema já li e ouvi os mais bárbaros disparates, e até já o vi no “Público” referido como canção dos Beatles tornada hino do Liverpool. Enfim...

A frase que constitui o título do tema encontra-se, de facto, encimando o principal portão de Anfield (denominado Shankly Gate, em homenagem ao lendário treinador Bill Shankly), e a canção é normalmente entoada pelos seus adeptos mas também por muitos outros de vários clubes britânicos. A última vez que a ouvi ao vivo foi num Benfica-Celtic, em 2006, entoada em pleno estádio da Luz por cerca de 10 000 escoceses após uma derrota da sua equipa por indiscutíveis 3-0. De arrepiar!

Penso todos conhecemos o tema na interpretação de Gerry (Marsden) and the Pacemakers (1963, #1 no UK), um dos mais emblemáticos grupos do merseysound tal como os Beatles gerido por Brian Epstein, mas o original é da autoria de Rodgers & Hammerstein e pertence à banda sonora da opereta “Carousel” estreada na Broadway em 1945 e feita filme em 1956 pela mão de Henry King. A versão que aqui apresento é mesmo a do filme de King, na interpretação de Shirley Jones e Claramae Turner.

Escusado também nomear as suas inúmeras versões, onde se incluem como intérpretes nomes como Elvis Presley, Nina Simone, Sinatra, Judy Garland e até o barítono galês Bryn Terfel, um dos actuais nomes mais mediáticos da cena operática mundial. Acho que também os três tenores, mas esses o que não interpretaram?

2 comentários:

BAIRRO disse...

Muito bom! Convém, de quando em quando, colocar os pontos nos iii.

É uma vergonha a incultura que grassa no "novo jornalismo".

LPA

JC disse...

Obrigado.