quarta-feira, março 11, 2009

História(s) da Música Popular (120)

Lenny Welch - "A Taste Of Honey"
"Under The Influence" - The original songs of the "British Invasion" (III)
“A Taste Of Honey” não é um dos temas-referência dos Beatles, nem sequer o "cover" de um dos nomes mais sonantes ou pioneiros do "rock n’ roll" ou do Brill Building: uma mais ou menos obscura canção da autoria dos americanos Bobby Scott e Rick Marlow que os Beatles e Herb Albert tornaram famosa. Mas então porquê dar-lhe aqui honras de tanto realce?

Bom, porque o nome da canção parece ter sido inspirado pelo título de uma das mais famosas peças de teatro do chamado “Kitchen sink realism”, certamente (a peça de Shelagh Delaney e o filme posterior de Tony Richardson) uma referência cultural dos "sixties". E o que era isso do “Kitchen Sink realismo”? Pois o nome abarca todo um movimento cultural socialmente engagé, radical, nascido na Inglaterra dos anos 50 (principalmente no teatro e cinema) e que tem por tema as precárias condições de vida da "working class” nos seus apartamentos dos bairros sociais, bem como a sua exploração económica. Digamos que será um parente, nem assim tão afastado como isso do neo-realismo. Foi, não só no UK como em toda a Europa culta de então, principalmente na esquerda política e nos meios mais liberais, um movimento de vanguarda, sobretudo no teatro com John Osborn e a sua peça “Look Back In Anger” as definirem os padrões do género. No cinema, o conhecido Ken Loach, autor de alguns dos melhores filmes do chamado “realismo social britânico” contemporâneo (“Looks and Smiles”, p. ex.) terá por aí começado, nos anos 60, realizando filmes em 16mm.

Tendo dito isto, “A Taste Of Honey”, peça escrita por Shelagh Delaney quando esta tinha apenas dezoito anos, levada pela primeira vez à cena em 1958 e tratando temas na altura considerados tão escandalosos tais como a gravidez adolescente, o racismo e a homossexualidade, tornou-se uma referência do “Kitchen sink realism” e a protagonista do filme posterior (1960) de Tony Richardson, Rita Tushingham, ela própria um ícone da “década prodigiosa”. Conhecendo a origem social do movimento “mod” e de muitas figuras proeminentes do mundo do “pop-rock” britânico, inclusivamente dos próprios Beatles, não é de estranhar a influência recebida e interligações estabelecidas entre estas duas realidades, no fundo "uma e só uma" como se diz na matemática.

A peça foi levada à cena na Broadway, em 1960, e daí a já referida influência que possa ter exercido sobre os americanos Bobby Scott e Rick Marlow, expressa no título da canção. A versão que aqui apresento é a de Lenny Welch (1938, NY), gravada em 1962, enquanto a dos Beatles está incluída no seu primeiro álbum, Please Please Me, de 1963.

Sem comentários: