quarta-feira, março 25, 2009

Dedicado aos meus amigos "lagartos"; provando que não estão sózinhos no mundo e já houve erros bem mais graves sem tanta histeria à mistura (2)

Estádio da Luz. Portugal-URSS. Jogo decisivo de qualificação para a fase final do Europeu de 1984. Falso "penalty" (a falta é fora da área) cometido sobre Chalana e convertido por Jordão qualifica Portugal, que viria a ser semi-finalista perdendo no prolongamento com a França de Platini por 3-2.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boas!
As equipas da URSS foram sempre muito sacrificadas pelas arbitragens.
Em tempos de guerra fria a dita não era vista com bons olhos pelos poderes ocidentais, ou pelos seus dependentes satélites onde exercia uma certa soberania limitada que os tanques, em Praga ou Budapeste, comprovaram.

E o desporto também alinhava nessa guerra, e de que maneira. Não foi por acaso que os U.S.A estiveram ausentes nos Jogos Olímpicos de Moscovo e, em retaliação, a U.R.S.S não marcou presença nos de Los Angeles.

Neste contexto, sou levado a crer que, quando a URSS defrontava equipas ocidentais e não só, pesava na generalidade das equipas de arbitragem, consciente ou inconscientemente, um certo "in dubio contra URSS" . E, a URSS sempre teve equipas interessantes com jogadores que, apesar de tudo, fizeram alguma história, como são os casos de Lev Yashine e Blokine.

Não creio que fosse o caso do penalty português que deve tudo ao drible e velocidade estonteante do Chalana que produziu no árbitro uma curvatura do espaço-tempo que só Einstein pode explicar. Aliás, o merecimento da vitória portuguesa é indiscutível ( eu o presenciei no Estádio da Luz ).

Porém, o apuramento português para seu primeiro europeu ( onde esteve a em bom plano e a pouca distância de ganhar )deve-se também aos amigos da Polónia, onde foram buscar uma vitória imprescindível. Rezam as crónicas que grande parte da assistência polaca torcia por Portugal e que ficaram felizes com a vitória portuguesa em terras de Gdansk, sabendo que Portugal, com aquela vitória, era a única selecção em condições para afastar os soviéticos, bastando ganhar em casa e compensar uma goleada sofrida em Moscovo.

Naquele jogo ( o da Luz) Portugal bateu também um record digno do Guiness Book. A selecção lusa era treinada por, imagine-se, QUATRO treinadores !!!.
Mas, no meu ponto de vista, qualquer um dos quatro (dois dos quais já falecidos) eram e são superiores ao actual responsável da selecção, este um verdadeiro mistério de treinador, cujo sucesso se limita a um excepcional "vintage" de putos em que o difícil é não ser campeão mundial, ou adjunto de sir Ferguson.
Tudo o resto são fracassos em equipas séniores, incluindo a selecção nacional que, oxalá me enganasse, vai perder o apuramento para um Mundial em local muito próximo das antigas colónias, onde não deveria estar por fora.

"Quod erat demonstrandum", se calhar, já no próximo sábado.

Um abraço.
JR

PS : Do Benfica já sabemos, pelo que gostaria também de ler o seu comentário à performance da selecção lusa e a relação com seu actual responsável.

JC disse...

Tb assisti ao jogo e vi o falso penalty de mtº perto, já que o meu "cativo" na velha "Catedral" foi durante mtº tempo no 2º anel, do lado do 3º anel, entre o meio-campo e a grande área.
A jogada do Chalana é genial, claro, mas o voo tb. E admito houvesse essa história do "in dubio" contra a URSS. Mas não sei...
Quanto a Queiroz e a selecção,basta clicar nos "tags" selecção, Carlos Queiroz e Scolari e aparece tudo o que tenho escrito. E não tem sido pouco!