terça-feira, fevereiro 24, 2009

História(s) da Música Popular (118)

Arthur Alexander - "Anna (Go To Him)"

Arthur Alexander - "You Better Move On"

"Under The Influence" - The original songs of the "British Invasion" (I)

No início da “década prodigiosa”, quando o "rock" da juventude inglesa invadiu a América depois de ter descoberto o seu original uns anos antes, quando este, fruto de vicissitudes várias (mortes, cansaço, álcool e drogas, integração, contra-ataque do establishment, etc, etc) se encontrava num impasse ou decadência (Holly e Valens mortos num desastre de avião, Little Richard a contas com a sua homossexualidade, Jerry Lee Lewis com um casamento “escandaloso”, Chuck Berry preso, Cochran morto em desastre de carro, Vincent em ressaca desse mesmo desastre e afogando-se em álcool, Elvis na tropa e, depois, em Las Vegas a contas com o "show-business"), quando Lennon & McCartney e Jagger & Richards ainda não se assumiam inteiramente como “marca registada” ou “assinatura de garantia”, foram os principais grupos britânicos, daquela que ficou para a História como a “British Invasion”, a recuperar alguns nomes e temas originais da música branca e negra de além-atlântico. Aliás, pouco admira que assim tivesse acontecido, pois, em época de circulação difícil de culturas e mercadorias mais tangíveis, muitos tinham descoberto, nos anos 50, o "rock" e os "blues" originais através dos discos que mais facilmente circulavam em cidades portuárias como Liverpool e Hamburgo, trazidos da América por “embarcadiços” que navegavam o mundo. Será dessas cidades portuárias, adoptado pela juventude de uma Europa mais “aberta” e “progressista” do que boa parte da América de então, ambiente forjado por uma recuperação e crescimento económicos sem precedentes no rescaldo da WWII que tinha destruído infraestruturas e valores de uma Europa que a tinha sofrido “na pele”, que o “recuperado” "rock n’ roll" e a nova cultura emergente invadirão o mundo substituindo o antigo pelo novo. É pois essa época e esses originais, que a maior parte das vezes os “não iniciados” conhecem apenas pelas "cover versions" britânicas de Beatles, Stones, Animals, Manfred Mann e tantos outros, que me proponho recuperar neste novo capítulo de “História(s) da Música Popular”.

Bom, por onde começar? Parece que - ponto assente - pelos Beatles, claro, os grandes iniciadores da “British Invasion” e o seu grupo mais importante (o que não significa o meu preferido). E, claro está – e uma vez que os Beatles apenas gravaram "singles" (deixemos de parte essa coisa híbrida dos EP’s) com originais de Lennon & McCartney – talvez pelo seu primeiro álbum, “Please Please Me”, de 1963 e pelo primeiro tema não assinado Lennon & Mccartney no alinhamento desse mesmo álbum, que por sinal começa várias vezes pela letra “A”: “Anna” (Go To Him)", um original da música negra americana de Arthur Alexander (1940-1993, Sheffield, Alabama). E, já agora, Alexander permite-nos também juntar Beatles e Rolling Stones (este sim, o meu grupo favorito) pois é Alexander o autor e intérprete original de um tema dos Stones incluído no seu álbum “December’s Children”, de 1965: “You Better Move On”. Acrescente-se que na minha discografia de Alexander existem duas versões de “You Better Move On”, ambas no mesmo CD da MCA, uma referenciada como "LP version" e uma outra como sendo a "single version". Optei por esta última, a existente no "You Tube", sem orquestra de suporte e com a bateria muito mais em evidên
cia.
Como curiosidade, diga-se que os Beatles gravaram um outro original de Alexander (embora não composição sua), “Soldier of Love”, incluído na colectânea Live At The BBC.

2 comentários:

ié-ié disse...

Muito bem, vou estar atento.

LT

JC disse...

Thank u. Cá espero, e agradeço, as devidas correcções.
Abraço