terça-feira, fevereiro 10, 2009

Gritos...

"The Shout", de Jerzy Skolimowski (1978)
Sons também são ruídos, gritos, e existe pelo menos um filme em que o grito é tema e título.

Confesso a minha atracção e interesse pela cinematografia de Jerzy Skolimowski, desde que, há umas boas décadas, vi pela primeira vez “Deep End” num qualquer cinema de Paris. Continua a ser o meu filme favorito do realizador do muito badalado “Moonlighting”, mas agora estou a falar de “The Shout” (em português, “O Uivo”), um filme estranho, misterioso e mal amado, e daí talvez essa minha atracção adicional. Como estranho é quase sempre Alan Bates (lembram-se de “The Go-Between”?). Como bonita é sempre Susannah York. A cena, essa, quase se poderia dizer tirada de Antonioni, e não é apenas por causa do "grito". Ou, se quisermos ser mais modestos, de um qualquer mistério televisivo de Ruth Rendell, talvez por causa de “Master of the Moor” (porque será que me lembro sempre?).

Pois, gritos...

Sem comentários: