quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Casamento "gay": a Igreja Católica ajuda José Sócrates

Devo dizer - com o à vontade de quem fez campanha e votou pela IVG e de quem é favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo com direito a constituição de família plena, incluindo a adopção - que, ao contrário do que afirma Vitalino Canas citado no “Público” de hoje, considerei e considero perfeitamente legítimo que a Igreja Católica (ou qualquer outra), utilizando todos os meios legais de que dispõe incluindo a celebração da eucaristia (peço desculpa se o meu rigor de agnóstico deixa algo a desejar), se manifeste e faça campanha (ou até “cruzada”) contra o casamento dos homossexuais. São estas as regras das democracias liberais e dos Estados laicos. Só que me parece, tal como aconteceu no caso da IVG, o resultado possa vir a ser bem o contrário do desejado, e a contundência verbal do comunicado da Conferência Episcopal tenha apenas como consequência avivar na memória dos cidadãos e voltar a colocar na ribalta política o José Sócrates reformista, que não teme as corporações nem se sujeita ás pressões. O José Sócrates “ganhador”, enfim, que bem saberá agradecer a “graça” assim recebida. E quanto a votos, todos sabemos quanto a Igreja Católica tem sido pouco persuasiva mesmo no seio do seu próprio “rebanho”...

Nota: no mínimo, de muito mau gosto, é o que se poderá dizer da foto de José Sócrates, benzendo-se, que acompanha a notícia na edição em papel do “Público” de hoje. Aliás, o jornal lembra-me cada vez mais, o título português de um filme de Gus Van Sant - que por sinal é “gay”: “Disposta (o) a Tudo”.

2 comentários:

Anónimo disse...

O PS está a entrar na forma mais populista que lhe conheço. E como disse alguém um dia "ninguém goza mais com o povo do que o populista"

Eu por mim sou de esquerda. Nada tenho contra os casamentos homossexuais - sou a favor deles. Mas não é isso que me vai fazer votar no PS, nem no BE, nem numa suposta coligação PS/BE que no fundo são as duas faces da mesma moeda. Como já vi aqui dito, não é o casamento homossexual que define a esquerda, mas todo um conjunto de políticas governativas que é preciso implementar. Nesse aspecto, apenas o PCP se tem mantido com a firmeza/seriedade necessária, não se deixando envolver por modas ou jogos de opinião.

JC disse...

Bom, caro Daniel. Concordo que o PS está a "dar uma" de populista; mas não me parece seja esse o caso dos casamentos "gay", problema já resolvido em Espanha, aqui ao lado, p. ex.
Quanto ás propostas do PCP, principalmente na área económica, devo dizer que não me parece tenham qualquer hipótese de aplicabilidade na conjuntura actual. Antes pelo contrário; o seu resultado seria desastroso. E olhe que se o envolvimento em modas pode ser negativo (concordo consigo), a teimosia em se manter agarrado a valores do passado não o é menos. Coerente tb o é a Igreja Católica...
Cumprimentos