segunda-feira, janeiro 05, 2009

PSP à rédea solta

Se alguém quer saber donde realmente vêm as ameaças à democracia, às liberdades, ao estado de direito e de que se compõe o verdadeiro caldo de cultura “fascizante”, populista e securitário que está na base de tudo isso, basta ler a maioria dos comentários, locais e na blogosfera linkada (nota adicional: ou aqui na caixa de comentários), a esta notícia do “Público”. Responsabilidades? Claro está, acima de tudo do governo que não hesita, por um prato de lentilhas (ou seja, um punhado de votos), em dar o mau exemplo louvando, do modo e no grau em que o fez, acções como as da PSP quando do assalto ao BES de Campolide, longe das normas pelas quais se deve reger qualquer polícia de um país civilizado e assim definindo os standards para casos futuros. Gostava de saber o que o ministro Rui Pereira tem a dizer sobre o assunto.

Nota: A uma criança (pois de uma criança se trata) de 14 anos nem sequer pode ser imputada responsabilidade criminal. Foi punida com a pena de morte por decisão de um polícia incompetente.

6 comentários:

Anónimo disse...

Por favor tenha decência....."Foi punida com a pena de morte por decisão de um polícia incompetente." E tenho eu pena que a PSP não os mate a todos...Se for confrontado com uma arma de fogo,e a polícia o salvar ainda os chama de incompetentes? Pense melhor antes de escrever...

Anónimo disse...

eu sou PSP e também tenho uma criança em casa de três anos que não merece ficar sem pai. Nem eu ganho para isso, se foi uma acção justificada tanto dá se tem 14 ou 55, é a nossa vida que está em risco.

Anónimo disse...

já alguma vez te apontaram um arma?

JC disse...

Caro 3º anónimo:

De facto, nunca me apontaram uma arma. Mas também nunca fui treinado para resolver situações em que tal pudesse acontecer, como acontece, ou deveria acontecer, com a PSP e GNR.

Anónimo disse...

Tivessem todos saído de mãos no ar, obedecendo à autoridade, a esta hora teríamos 3 delinquentes apresentados ao Juíz e mandados para casa.

Assim o policia defendeu-se senão alguem ia ficar sem pai. Esta onde de criminalidade está a atingir o limite. Qualquer dia o povo revolta-se e começa e formar milicias para resolver aquilo que a justiça nao resolve. Isso seria muito mau...

Anónimo disse...

A mim pessoalmente o que me aflige não é o "aumento" de criminalidade. Ela existe em qualquer cidade do mundo e tudo tem de ser devidamente relativizado: Lisboa, por exemplo, em comparação com a grande maioria das outras cidades é capaz de ser considerada uma cidade habitada por "santos".
O que realmente me preocupa são os testemunhos aqui ao lado que denunciam um baixo nível de mentalidades (a PSP não deveria ser assim conotada mas infelizmente a realidade é essa mesma) com propensão a acções de revanchismo.