segunda-feira, dezembro 29, 2008

História(s) da Música Popular (111)

Dionne Warwick - "I Say a Little Prayer" (Bacharach-David)

Aretha Franklin - "I Say a Little Prayer" (Bacharach-David)
Bacharach & David (XIV)
Ele há personalidades, livros, quadros, canções, autores a quem reconhecemos valor, qualidade, que, de um ou outro modo, saem da vulgaridade, mas com os quais nunca criamos empatia. Pior, muitas vezes nem para o facto conseguimos encontrar uma, ou várias, razões plausíveis. Para mim, está neste último caso Aretha Franklin, um dos nomes de topo da Atlantic Records de Ahmet Ertegun e Jerry Wexler. E vá lá saber-se o porquê desta minha falta de empatia...

Pois um dos maiores êxitos de Aretha foi, em 1968, este “I Say a Little Prayer”, um original de Bacharach e David que Dionne Warwick tinha gravado em 1966 e editado no ano seguinte. O original de Dionne tinha atingido o #4 do Billboard e a versão de Aretha viria a “trepar” até ao #10, embora eu pense que se tornou a mais conhecida e popular aqui pelo “rectângulo”.

Claro, pelo que disse se depreende prefira a versão de Dionne, com menor potência de voz, menos “gospel like” mas com mais “swing”. Aqui, pelo menos, consigo encontrar a razão.

Uma curiosidade: parece que existe uma versão humorística do tema dedicada a José Mourinho, “composta” nos seus tempo do Chelsea. Nome: “I Sign a Little Player or Two”. Coisa dos rivais londrinos do Arsenal, ou do vizinho Fulham, certamente.

Sem comentários: