domingo, setembro 21, 2008

No intervalo do Chelsea-Manchester United

Uma das consequências da falta de capacidade competitiva da Liga portuguesa desde que a lei Bosman e as televisões globalizaram a indústria futebolística, isto é, desde que esta teve de competir num mercado aberto, não protegido, exportando os melhores talentos e apenas conseguindo importar jogadores de 3ª linha, é que, hoje, muito mais gente em Portugal estará interessada no Chelsea-Manchester United do que no conjunto dos jogos da Liga caseira. Até porque é aí que terá oportunidade de ver em acção os melhores jogadores portugueses. Assim, a crescente popularidade da selecção nos últimos anos não se deve só a Scolari, mas também e muito a esta nova realidade, que Scolari, inteligentemente, se limitou a potenciar.

Uma outra questão que nada tem a ver com esta. Defender tem também a sua técnica, que não passa pela habilidade demonstrada em “dribles” e “fintas”, ou em “chapéus” ao gurda-redes. Com uma deficiente técnica defensiva e também uma falta de convicção na hora do “um para um” (quem jogou rugby, mesmo a brincar, percebe melhor o que estou a dizer), para ganhar a bola, Bosingwa “ofereceu” o golo ao Man. United. Pois é, em Portugal a intensidade de jogo é outra...

4 comentários:

gin-tonic disse...

Tudo aquilo é outra galáxia. A começar pelo público. A alegria, o gosto a vibração, a paixão - sim, por vezes há exageros... - com que aquela gente presencia um jogo de futebol é algo de admorável. Ver crianças, idosos, mulheres à volta daqueles estádios é outro aliciante do futebol inglês.E cantam mesmo que o clube não esteja a ganhar e tão pouco dê indicios de chegar à vitória.
Óbvio que Bosingwa, quanto muito, é um jogador mediano. Já o era Paulo Ferreira. Mas agora pense-se no dinheiro que as suas transferências meteram nos cofres do clube.
Como é que aquela gente compra jogadores vulgares por aqueles preços?

JC disse...

Tb não acho sejam vulgares, meu caro Gin-Tónic. São bons jogadores e o Paulo Ferreira um defesa muito consistente, muito profissional. Mas, claro, não são craques! Porque os compram por aquele preço? Olhe, um amigo meu costuma sempre dizer que não percebe porque há gente que compra um Audi por mais 5.000€ do que um VW equivalente quando se trata de uma e a mesma coisa!!! Claro que o Chelsea é um clube novo-rico; não penso seja preciso dizer mtº mais!

Quanto ao futebol em Inglaterra, é outro mundo! Em determinada altura da minha vida, depois de passar a semana a trabalhar na Alemanha, em vez de apanhar o avião directo para Lisboa, levantava-me no sábado às 6 da manhã para apanhar o 1º avião do dia para Londres, passear de manhã e... ir à bola à tarde. Só depois regressava a Lisboa. E se estava em Londres, o programa de sábado à tarde não podia ser outro. Lembro-me que o 1º jogo a que assisti foi um Tottenham-Nottingham Forest, em White Hart Lane, para aí no final dos anos 70 início dos 80! E, claro, logo que pude levei o meu filho, em 95 a ver um Arsenal-Inter no velho Highbury de boa memória para nós benfiquistas! Uma tristeza: nunca fui a Old Trafford ou Anfield.
Abraço

gin-tonic disse...

Gostaria de não deixar a terra da alegria sem uma experiêmcia dessas: ver ao vivo um jogo em Inglaterra. Também num qualquer pub. um jogo da Inglaterra para o campeonato da Europa ou do Mundo. Bocados de sonhos, devaneios.Excelente a comparação entre Audi e VW. Nem mais.

JC disse...

Ao preço da chuva a que estão as viagens aéreas, não hesite. O problema é conseguir bilhetes, pois os bilhetes de época enchem os estádios. Uma vez foi um amigo de um familiar meu, nessa altura a viver em Londres e que tinha um "season ticket" para White Hart Lane, que me cedeu o jogo, mas há uns anos não era assim tão difícil desde que se comprassem c/ alguma antecedência.